São Paulo, segunda-feira, 01 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SEXO & SAÚDE

JAIRO BOUER - jbouer@uol.com.br

Homofobia e violência estão sempre à espreita

NA ÚLTIMA semana, um aluno de biologia da USP, homossexual, foi atacado em uma festa promovida pela ECA (Escola de Comunicações e Artes).
Henrique Peres Andrade, 21, estava abraçado ao namorado quando foi agredido com socos, pontapés e copos por três rapazes. A notícia foi publicada aqui na Folha, na última terça.
É claro que em uma festa não é possível controlar o comportamento de todo o mundo. Mas chama a atenção o fato de que o local deveria estar sendo frequentado basicamente por universitários, supostamente pessoas mais esclarecidas.
Supostamente, já que diploma não vacina ninguém contra a ignorância do preconceito e a brutalidade de qualquer agressão!
Chama ainda mais a atenção que isso aconteça em São Paulo, cidade que tem liderado uma série de mudanças de comportamento, principalmente entre os jovens.
Aqui, a Parada Gay se tornou uma festa popular, frequentada por pessoas de diversas orientações sexuais, celebrando a liberdade e o respeito.
Na avenida Paulista, vários casais de jovens gays andam de mãos dadas e se beijam nos cafés, sem despertar maior interesse. Fica a impressão de que a população entendeu que cada um tem o direito de ficar com quem bem entende.
Infelizmente, esse novo episódio (que não é um fenômeno isolado) mostra o contrário. A homofobia, o preconceito e a violência parecem ficar sempre à espreita. É uma pena! Um retrocesso.
Mesmo retrocesso que você deve ter percebido na reta final das eleições de 2010.
Ao ler este texto, nosso futuro presidente já terá sido escolhido. Pena que os dois candidatos passaram boa parte do tempo desqualificando o adversário em vez de construir um discurso mais propositivo. Preconceito, violência e desqualificações não fazem a sociedade melhor. O que você acha?


Texto Anterior: Está tudo bem
Próximo Texto: Diplomatas verdes
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.