São Paulo, segunda-feira, 01 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ESTRELA DO MAR

BRASILEIRA É CAMPEÃ MUNDIAL DE MARATONA AQUÁTICA

TARSO ARAUJO
DE SÃO PAULO

Correr dez quilômetros não é nada fácil. Agora, imagine nadar essa distância no mar, sem raia, com ondas batendo e correndo o risco de tomar uma pernada na cara.
Dureza?
Não para Ana Marcela da Cunha, 18, que há dez dias venceu a Copa do Mundo de Maratona Aquática, campeonato realizado em oito etapas pelos mares do mundo.
"Eu gosto de maratona. Até prefiro nadar dez quilômetros, em vez de cinco", diz a nadadora baiana.
A predileção pelas longas distâncias explica parte do sucesso precoce. Com 14 anos, ela foi campeã brasileira de natação em águas abertas e ainda beliscou um terceiro lugar em uma das etapas da Copa do Mundo.
Os resultados foram tão bons que seus pais venderam o "pet shop" que sustentava a família em Salvador e se mudaram para Santos, onde a menina conseguiu o patrocínio de uma universidade.
"Hoje eles são meus empresários", diz Ana. Não devem estar arrependidos da mudança, pois a filha já conseguiu comprar dois apartamentos com os prêmios, que, só em 2010, já somaram US$ 32,9 mil (R$ 56,3 mil).
A outra explicação para o sucesso são os sacrifícios que ela faz pelo esporte. Ela trancou a faculdade de educação física no primeiro semestre, por causa das viagens. Sair com os amigos é algo raro.
"Quando tenho uma folga, quero mais é dormir e descansar, porque segunda começa tudo de novo", diz. E namoro? "Não dá tempo!"
Pelo menos, ela não precisa fazer dieta. Ao contrário, nadando -na piscina- 12 km e malhando 90 minutos por dia, seis dias por semana, ela pode comer o quanto quiser. "Como de tudo. Tá na minha frente, eu como."
Sua outra fome é de medalhas. A próxima meta é o Campeonato Mundial de Xangai, em 2011, seletiva para Londres 2012. Em 2008, quando o esporte estreou nas Olimpíadas, ela ficou em quinto lugar. Mas, nadando como está, essa menina vai longe. Literalmente.


Texto Anterior: Diplomatas verdes
Próximo Texto: O que é: Maratona aquática
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.