São Paulo, segunda, 2 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Índice

Causas das manchas de verão são variadas

JAIRO BOUER
especial para a Folha

"Voltei da praia há uns 15 dias. O bronzeado começou a sumir e percebi que estou cheia de pequenas manchas escuras nas mãos e no rosto. Tenho até vergonha de voltar para a escola desse jeito. O que posso fazer?"

resposta O Sol pode mesmo provocar alguns tipos de mancha na pele. Será que a senhora usou um fotoprotetor potente o tempo todo e evitou o Sol nos horários mais quentes do dia?
Pois é! Neste ano a coisa foi brava. O Sol esteve impiedoso quase janeiro todo. Quem tem pele mais clara precisou de cuidados extras para evitar problemas como queimaduras, ressecamento e manchas. É importante -principalmente para quem tem tendência a ter manchas na pele- usar fotoprotetor quando for sair de casa, mesmo na cidade.
Outra causa das manchas no verão é o contato com determinadas substâncias e uma posterior exposição ao Sol. É o que acontece quando você mexe com limão, por exemplo, e vai tomar sol. Em pouco tempo, queimaduras e manchas aparecem.
Como as causas das manchas de verão são variadas, é bom consultar um dermatologista. Só ele vai poder dizer qual é o melhor tratamento para acabar com elas. De qualquer modo, é bom saber que talvez as suas manchas não desapareçam da noite para o dia. Com o tempo e com o uso de substâncias como ácidos (que provocam descamação) e clareadores, a pele vai voltando ao normal.


Jairo Bouer, 32, é médico. Se você tem dúvidas sobre saúde, escreva para o Folhateen ou mande e-mail para jbouer@uol.com.br




Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.