São Paulo, segunda-feira, 02 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

A chama da música pop volta a iluminar a ilha, que arde com a febre de sete novíssimos artistas, entre eles, os imperdíveis Snow Patrol, Dizzee Rascal, Goldie Lookin" Chain e Ordinary Boys

Reino (re)unido

LÚCIO RIBEIRO
COLUNISTA DA FOLHA

Londres está em chamas, como uma vez gritou o Clash. Mais que Londres, a Inglaterra. Mais que a Inglaterra, todo o Reino Unido arde com a música pop atual. O escocês Franz Ferdinand virou megabanda em três meses. O explosivo e instável grupo Libertines se transformou no porta-voz oficial da nova geração de moleques ingleses já no segundo disco, que é sucesso, muita gente tem, as rádios tocam, mas o álbum mesmo só vai chegar às lojas de disco no final deste mês.
O levante do novo som inglês, seja ele rock, indie, punk, rap e eletrônico, ou a mistura de tudo isso, é uma espécie de "revanche britânica" depois de anos de domínio americano na música pop, liderado por Strokes e White Stripes.
Na era da internet, em que a seção "Lançamentos" de revistas, jornais e rádios estão passando por reformas (o lançamento virtual anda movimentando a cena bem mais do que o real), bandas pequenas e novíssimas pulam do nada no Reino Unido para shows lotados e execuções em rádio, só porque o single ou álbum que nem foi lançado "escapou".
Acompanhe o caso da banda Departure, cujo integrante mais velho tem 22 anos.
O grupo, de Northampton, deu sorte de ser escolhido para abrir os shows da banda americana The Killers, antes de o Killers "estourar" na cena indie inglesa. O Killers estourou, os ingressos das apresentações se esgotaram, e o Departure foi na carona.
A banda inglesa agradou na abertura. Os olhos grandes da grande gravadora Parlophone caíram sobre o Departure e um contrato expresso foi providenciado. Um CD demo da música "All Mapped Out" caiu na internet e nas mãos dos DJs de rock mais ouvidos da Radio One, a emissora pop da BBC. E virou hit na rede e no ar.
O detalhe é que o Departure foi formado em janeiro deste ano. Alcançou um bom contrato aos três meses de vida. Aos cinco, tocava na BBC. E, aos seis, já ocupava espaço em computador de jornalista brasileiro. E seu primeiro produto palpável, o single oficial de "All Mapped Out", tem lançamento convencional apenas hoje, na Inglaterra. Sentiu?
Essa animação toda da cena britânica está dando status de megabanda ao grupo escocês Snow Patrol da noite para o dia. Mesmo com dois bons primeiros álbuns, a banda nunca havia saído dos subterrâneos de Glasgow. Um mês depois do lançamento do terceiro CD, "Final Straw", fez pelo menos três de suas principais músicas serem cantadas por dois festivais gigantes.
Nestas páginas, o Folhateen lista sete dos muitos exemplos da animação pop inglesa.


Texto Anterior: CD player
Próximo Texto: Meninas turbinadas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.