São Paulo, segunda-feira, 02 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo & Saúde

Jairo Bouer - - jbouer@uol.com.br

A vida sexual e suas complicações

"Tenho 15 e, depois da primeira transa com meu namorado, não paro de ir ao banheiro. Quando faço xixi, arde tudo. Isso é normal?"

"Tenho 22 e há um ano peguei gonorréia e me tratei. Agora estou com uma secreção estranha no pênis novamente. Será que a doença voltou? Ela pode ter ficado incubada?"

AS DUAS perguntas dessa semana revelam possíveis complicações decorrentes da vida sexual dos nossos leitores. Vale a pena dizer que a gente vai trabalhar aqui com hipóteses, já que a certeza nessas situações só pode ser obtida com a visita ao médico, ok?
A garota se queixa de ardência ao urinar e vontade de ir ao banheiro com freqüência. Esses sintomas lembram uma infecção urinária. É bom lembrar que a entrada da uretra é muito próxima à entrada da vagina. Muitas bactérias, mesmo as que habitam o nosso corpo, podem ganhar força, vencer as defesas do organismo, invadir a uretra, subir para a bexiga e provocar uma infecção.
O início da vida sexual pode ajudar a quebrar o equilíbrio entre nossas defesas e os organismos microscópicos que vivem nessa parte do corpo, favorecendo o aparecimento de uma infecção. E isso tudo pode acontecer mesmo com quem usa camisinha.
Agora, se a garota não usou camisinha, os agentes dessa infecção -além das bactérias que causam normalmente esse problema- podem ser os microorganismos que provocam uma doença sexualmente transmissível (DST). Pois é, uma DST também pode provocar sintomas parecidos com os que foram relatados pela garota.
O outro leitor já teve uma DST há um ano. Ele foi contaminado por uma bactéria que causa a gonorréia. Essa bactéria pode provocar vontade de ir ao banheiro, ardência ao urinar e uma secreção de cor amarelada que sai pelo pênis. É bom dizer que a gonorréia pode ser evitada com camisinha e que ela tem tratamento relativamente simples, com antibiótico.
Em geral, depois de tratada, a bactéria da gonorréia é eliminada do organismo e a doença desaparece. O que pode ter acontecido, principalmente se o garoto continuou a transar sem proteção, é que ele tenha se contaminado novamente com a doença ou que ele tenha pego algum outro tipo de infecção, inclusive uma outra DST.
Recados finais: sempre que surgir uma alteração em sua saúde, procure rapidamente o médico. Em se tratando de uma DST, você pode contaminar outras pessoas. E não esqueça a camisinha na gaveta. Ela deve ser usada sempre!


Texto Anterior: Baladas legais
Próximo Texto: Literatura: Livros negros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.