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literatura
Livros negros
O filme "Dália Negra", que estréia sexta, foi baseado numa obra-prima da ultraviolência
IVAN FINOTTI
EDITOR DO FOLHATEEN
Seja bom ou ruim esse
filme do Brian de Palma baseado em "Dália
Negra" (e as opiniões
estão divididas), uma
coisa é uma coisa, outra coisa é
outra coisa. E o livro de James
Ellroy é uma obra-prima.
Obra-prima da hiperviolência, da maldade, do sexo & sangue, da escrita telegráfica, do
humor negro, da visão pessimista, da América podre. Críticos, que o apelidaram de "cão
demoníaco da literatura policial", definiram assim: antes,
Ellroy escrevia histórias policiais clássicas; a partir de "Dália
Negra" (87), o que ele faz é "metaficção historiográfica pós-moderna".
O caso é que aqui Ellroy passou a misturar histórias inventadas com fatos reais. A tortura,
o assassinato e a divisão em
dois pedaços do corpo de Elizabeth Short, 22, uma aspirante a
atriz na Hollywood de 1947, é
uma história real. O criminoso
jamais foi encontrado.
Ao escrever, Ellroy pega as
informações disponíveis e coloca seus personagens de ficção
para resolver o crime. Outra
técnica diferenciada é a de usar
dois personagens como protagonistas, em vez de um único
policial solitário.
Nesse aspecto, "Dália Negra"
serviu como uma espécie de
preparação para o que viria a
seguir: em "O Grande Deserto"
(88) e em "Los Angeles - Cidade Proibida" (90), Ellroy contaria suas histórias a partir da visão de três protagonistas.
Esses três livros mais "Jazz
Branco" (92) formam o chamado Quarteto de Los Angeles,
obras baseadas em crimes sexuais cometidos no final dos
anos 40 e início dos anos 50.
Quanto a misturar história
real com ficção, a prática seria
levada ao extremo na Trilogia
Americana, na qual aparecem
como personagens Frank Sinatra, Howard Hughes, Martin
Luther King e toda a família
Kennedy. A trilogia é formada
por "Tablóide Americano" (95)
e "6 Mil em Espécie" (01). O
terceiro volume, ainda em produção, talvez se chame "Police
Gazette" e saia no final do ano
que vem.
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