São Paulo, segunda-feira, 02 de outubro de 2006

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literatura

Livros negros

O filme "Dália Negra", que estréia sexta, foi baseado numa obra-prima da ultraviolência

IVAN FINOTTI
EDITOR DO FOLHATEEN

Seja bom ou ruim esse filme do Brian de Palma baseado em "Dália Negra" (e as opiniões estão divididas), uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. E o livro de James Ellroy é uma obra-prima.
Obra-prima da hiperviolência, da maldade, do sexo & sangue, da escrita telegráfica, do humor negro, da visão pessimista, da América podre. Críticos, que o apelidaram de "cão demoníaco da literatura policial", definiram assim: antes, Ellroy escrevia histórias policiais clássicas; a partir de "Dália Negra" (87), o que ele faz é "metaficção historiográfica pós-moderna".
O caso é que aqui Ellroy passou a misturar histórias inventadas com fatos reais. A tortura, o assassinato e a divisão em dois pedaços do corpo de Elizabeth Short, 22, uma aspirante a atriz na Hollywood de 1947, é uma história real. O criminoso jamais foi encontrado.
Ao escrever, Ellroy pega as informações disponíveis e coloca seus personagens de ficção para resolver o crime. Outra técnica diferenciada é a de usar dois personagens como protagonistas, em vez de um único policial solitário.
Nesse aspecto, "Dália Negra" serviu como uma espécie de preparação para o que viria a seguir: em "O Grande Deserto" (88) e em "Los Angeles - Cidade Proibida" (90), Ellroy contaria suas histórias a partir da visão de três protagonistas.
Esses três livros mais "Jazz Branco" (92) formam o chamado Quarteto de Los Angeles, obras baseadas em crimes sexuais cometidos no final dos anos 40 e início dos anos 50.
Quanto a misturar história real com ficção, a prática seria levada ao extremo na Trilogia Americana, na qual aparecem como personagens Frank Sinatra, Howard Hughes, Martin Luther King e toda a família Kennedy. A trilogia é formada por "Tablóide Americano" (95) e "6 Mil em Espécie" (01). O terceiro volume, ainda em produção, talvez se chame "Police Gazette" e saia no final do ano que vem.


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