UOL


São Paulo, segunda-feira, 03 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

02 NEURÔNIO

As flores não morreram

JÔ HALLACK
NINA LEMOS
RAQ AFFONSO

COLUNISTAS DA FOLHA

Na semana passada, escrevemos neste espaço um manifesto pela volta da gentileza masculina. Ficamos chocadas! Recebemos milheres de e-mails de garotas concordando com a gente -o que só nos fez achar que o mundo está realmente lotado de aborígenes. E completamente perdido. Mais do que imaginávamos até. Mas o que mais nos chocou foi o e-mail de um garoto que foi alvo da seguinte situação. Ele mandou uma flor para uma menina. E sabe o que ela disse: "Mas hoje não é nem o dia do meu aniversário". Enfim, a garota nem sabia o que era receber flores. Ou fingiu que não sabia. E o nosso homem gentil ficou deprimido. Tadinho. Por isso, para evitar que esse tipo de coisa aconteça, vamos ensinar a vocês algumas das regras do mundo das flores.

1 Se você resolver mandar flores, não mande para o trabalho da pessoa. É um mico horrível ver a cara das pessoas perguntando: "Foi de quem?".
2 Lembre-se. Algumas flores costumam ser associadas a defuntos. É o caso das palmas. Nunca mande esse tipo de flor para alguém.
3 E, se você ganhar flores, lembre-se de colocá-las em um vaso. Flores precisam de água para sobreviver.
4 Se você não quiser receber flores de alguma pessoa, cante para ela uma musiquinha antiga, porém ótima, de uma banda chamada De Falla. Diz assim: "Não me mande flores. Pare de bater no interfone/ Eu não preciso do seu amor". Cante ao lado da pessoa, como mensagem subliminar.
5 Se você for um menino e quiser realmente impressionar, em vez de rosas vermelhas, prefira girassóis.
6 E, às vezes, nem é preciso dar flores para mostrar gentileza. Em um momento "02 Neurônio também é cultura", lembramos de um verso do poema "Dai-me Rosas e Lírios", de Fernando Pessoa (a gente é fútil, mas é culta), que diz assim: "Dai-me rosas e lírios,/ Dai-me flores, muitas flores/ Quaisquer flores, logo que sejam muitas.../ Não, nem sequer muitas flores, falai-me apenas/ Em me dardes muitas flores,/ Nem isso... Escutai-me apenas pacientemente quando vos peço/ Que me deis flores.../ Sejam essas as flores que me deis...". É isso. E é lindo.
7 Lembre-se de que uma poesia de Fernando Pessoa pode ser melhor que uma flor.
8 E, se você ganhar a flor, não pergunte, por favor, qual foi o motivo. É porque a pessoa gosta de você mesmo.
9 E, se você não quiser dar flores, pelo menos faça a gentileza de escutar a pessoa...



Texto Anterior: Gelo diminui a cada ano no pólo
Próximo Texto: Game On: Chega de saudade
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.