São Paulo, segunda-feira, 04 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO

Projeto Teatro Jovem apresenta para 15 mil estudantes peça sobre adolescente que descobre a importância de sonhar

Sonho de Ícaro

DA REPORTAGEM LOCAL

Na mitologia grega, Ícaro é o jovem que ganha do pai asas de cera para fugir de um labirinto. Desobedecendo às recomendações paternas, ele se aproxima demais do Sol, que derrete as asas, provocando a sua queda e a sua morte. Na peça "Despertando para Sonhar", que será apresentada para 15 mil estudantes de escolas públicas de São Paulo a partir do dia 25, Ícaro é um jovem que discute com o pai por não ter planos para o futuro e foge de casa. Mas, ao contrário do mito, essa história tem um final feliz -e surpreendente-, quando ele descobre a importância de tecer sonhos, depois de encontrar o misterioso Dédalo em um vagão do metrô.
A peça, que mistura teatro com cinema -começa com uma projeção filmada em película- é parte do projeto Teatro Jovem, patrocinado pelo Centro Cultural Banco do Brasil (www.teatrojovem.com.br). Após o espetáculo, há um debate. Os professores recebem fichas para trabalhar os temas abordados na peça, que vão da filosofia à matemática, passando pela literatura.
O ator Tadeu Aguiar, 45, criou o projeto quando percebeu que os jovens não iam ao teatro. "Na época, eu estava atuando na novela "Irmãos Coragem" e viajando com uma peça. Quando eu ia às escolas divulgar a peça, criava tumulto, mas, apesar disso, os jovens não iam vê-la. A platéia continuava cheia de velhinhos de cabelo azul", lembra. O projeto existe há dez anos e já levou mais de 1 milhão de estudantes ao teatro. (AK)


DESPERTANDO PARA SONHAR.De 25/4 a 13/5, de seg. à sex., às 9h30 e às 14h30. Teatro Fernando Azevedo (praça da República, 53). Informações no CCBB: 0/xx/11/3113-3651. Retirar ingressos (50 disponíveis por dia) uma hora antes do espetáculo.


Texto Anterior: 02 neurônio: O apego pelos sujinhos
Próximo Texto: Escuta aqui - Álvaro Pereira Júnior: William Faulkner é pauleira
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.