São Paulo, segunda-feira, 04 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esportes

Plano de voo

Com aviõezinhos de papel, jovens brasileiros vão parar na Áustria, em competição internacional

DIOGO BERCITO
DA REPORTAGEM LOCAL

Não adianta. Sempre tem alguém que vem e transforma uma coisa que você faz sem compromisso, só por diversão, em uma maneira de se lançar no mundo. É mais ou menos como os jogadores profissionais de videogame.
É também o caso do estudante de análise de sistemas Everton Batista, 19, que desdobrou seus aviõezinhos de papel em uma passagem aérea para Salzburgo, na Áustria: ele embarcou na semana passada para participar da competição internacional Red Bull Paper Wings.
"Vai ser minha primeira viagem internacional, e tudo por causa de uma folha de papel A4", brinca o jovem, que estudou em escola pública e mora hoje no bairro Vila Brasilândia (zona norte de São Paulo).
Ele e mais 612 "aviadores" do mundo todo (entre eles, outros dois brasileiros, Leonard Ang, de São Paulo, e Daniel Freitas, de Recife) vão disputar o campeonato, que tem três categorias -acrobacias, tempo de voo e distância percorrida.
Everton concorre nessa última, e conquistou a vaga na final vencendo cerca de 600 outros brasileiros em provas seletivas. Seu avião percorreu 49 metros, enquanto o do segundo colocado atingiu apenas 36 metros.
O garoto, que está confiante, diz ter chegado longe assim com uma técnica bastante pessoal. "Não pesquisei o melhor avião possível, fui pela intuição", diz. Na hora do lançamento, ele imita os jogadores de beisebol e se contorce todo, para dar impulso.

Esforço dobrado
Já o estudante de engenharia Leonard Ang, 28, fuçou na internet e encontrou dicas valiosas, que incorporou aos seus aviões. "Entrei em contato com outros competidores e descobri que o segredo está no ajuste fino, nos detalhes", revela. "A aerodinâmica é um quesito extremamente importante."
Leonard concorre na categoria tempo de voo e conseguiu deixar seu avião no ar por 17 segundos durante as seletivas. "Se eu mantiver essa marca, tenho grandes chances", afirma.
Nada impossível de alcançar, já que, na edição anterior do campeonato, em 2006, o vencedor na categoria duração de voo foi o brasileiro Diniz Nunes, 27, após 11 segundos no ar.
Os garotos embarcaram na quinta-feira passada e a competição rolou logo em seguida, nos dias 1º e 2 de maio. Até o fechamento desta edição os vencedores ainda não tinham sido conhecidos.
O prêmio deste ano ainda é segredo, mas, em 2006, foi um passeio em um avião de caça. Tanto Everton quanto Leonard se animam, na esperança de que o nível da recompensa se mantenha, agora que é a vez deles de sonhar um voo mais alto.


NA INTERNET - Descubra quem foi o vencedor do Red Bull Paper Wings 2009 no blog do Folhateen blogdofolhateen.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Sexo & Saúde - Jairo Bouer: Muita calma nessa hora!
Próximo Texto: Cinema: Terra-média de quintal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.