São Paulo, segunda-feira, 04 de maio de 2009

Texto Anterior | Índice

ESCUTA AQUI

Álvaro Pereira Júnior - cby2k@uol.com.br

Dois mestres, do rock e da ciência

GRANDES VIRADAS nas biografias de dois ídolos de "Escuta Aqui".
Nic Harcourt, 52, diretor musical da rádio KCRW, da região de Los Angeles, mudou de emprego. Saiu da direção e também não apresenta mais o sacrossanto "Morning Becomes Eclectic", o programa musical de rádio mais influente dos Estados Unidos.
E sir John Maddox, editor-chefe da revista científica "Nature", uma das duas mais importantes do mundo, morreu. Tinha 84 anos.
Fiquei sabendo dos dois fatos no mesmo dia. E com um certo atraso.
Harcourt desembarcou da KCRW em novembro passado. Foi substituído, tanto na direção musical quanto na apresentação do "Morning Becomes...", por Jason Bentley, 39.
Ao "Los Angeles Times", Harcort deu basicamente a seguinte explicação: "Legal ser o cara cool das manhãs no rádio, mas tenho dois filhos de cinco anos, não posso dar conforto a eles com salário de rádio pública".
Harcourt -dono de gosto musical impecável, que bombou gente como Beck e Gnarls Barkley quando ninguém sabia quem eles eram- virou consultor em Hollywood. É dele, por exemplo, a direção musical da série "90210". Harcourt está penando para falar com o grande público, ele que passou boa parte da carreira se dirigindo à audiência ultraselecionada da KCRW.
Já Maddox, morto em 12 de abril... que figura! Físico que virou jornalista, pegou a "Nature" aos pedaços, em 1966. Revolucionou a parada.
Criou seções de notícias, deu temperatura a uma revista que só publicava artigos complicadíssimos para meia dúzia de pessoas. Fez da "Nature" um pilar da pesquisa científica.
Tinha sacadas geniais. Dizia que, às vezes, pedia para darem uma nota, por exemplo, sobre o Afeganistão, mesmo que não estivesse acontecendo nada ali. Era só para as pessoas pensarem: "Nossa, a "Nature" cobre até o Afeganistão!". Gênio.

CD PLAYER

PLAY - Harcourt explica sua saída da KCRW
Aqui: is.gd/vW3v. Leitura fundamental sobre as diferenças entre o mundo indie e o real.

PLAY - Obituário de John Maddox na "Economist"
Cada obituário da "Economist" vale por quatro anos de faculdade de jornalismo: is.gd/vW7X.

EJECT - "Two Ways Out", Darker My Love
Não é o Glasvegas a maior imitação de Jesus and Mary Chain. É esse Darker My Love, da Califórnia.


Texto Anterior: Jogo é um sucesso, mas teve venda proibida no Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.