UOL


São Paulo, segunda-feira, 04 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GAMEON

Casamento bom, mas meio forçado

ANDRÉ VAISMAN
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Cinema e game andam cada vez mais de mãos dadas. Antigamente, viviam separados e flertavam após o sucesso de um ou de outro. Hoje, o casamento já celebrado anda forte na balada.
Jogos e filmes são lançados simultaneamente, com os estúdios de games tendo acesso aos roteiros junto com os atores. Em alguns casos, como "Procurando Nemo", o game chegou antes do filme, o que causou preocupação nos estúdios Disney, pois, se o jogador fosse longe no game, saberia o final do filme.
"Enter the Matrix" apresenta história paralela ao filme e foi criado pelos diretores Wachowski. Eles dizem que quem jogar saberá mais do universo do filme do que quem apenas assisti-lo.
O problema é que mais do que a intenção de se fazer um ótimo jogo ou um grande filme, os marqueteiros de plantão pensam exclusivamente no modelo de negócio. Dane-se o conteúdo, o que conta é estar em todas as mídias (cinema, game, TV e quadrinhos) e aproveitar ao máximo o fôlego do produto para fazer caixa. O resultado pode ser visto no novo "Tomb Raider". Os estúdios Paramount culpam a Eidos por ter feito um jogo que não agradou aos gamers e por isso que o filme não vai bem das pernas. Já a produtora de games acredita que o investimento no filme prejudicou o game.
Que tal fazer grana vendendo um bom produto em vez de apostar que a molecada paga por qualquer coisa que seja anunciada à exaustão?
A gente joga, consome e vai ao cinema. Mas trouxa a gente não é.


Colaborou Fabio Silva

gameon@folha.com.br


Texto Anterior: 02 Neurônio - Jô Hallack/ Nina Lemos/ Raq Affonso: O celular a serviço do amor (ou da separação)
Próximo Texto: Folhateen explica: Pesquisa detecta nicotina que vicia mais rápido
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.