São Paulo, segunda-feira, 04 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO E SAÚDE

"Tenho 21 e fui a um motel com um amigo. Ele gozou nas preliminares e, na hora do "vamos ver", disse que estava cansado. Não entendi por que desistiu! Será que o problema sou eu? Não me sinto à vontade com o meu corpo. Gosto do garoto e estou preocupada. O que fazer?"

Ejaculação precoce não tem a ver com falta de interesse

JAIRO BOUER
COLUNISTA DA FOLHA

Vamos com calma! Você vai ter que sair dessa posição de culpada ou de vítima para conseguir enxergar um pouco melhor o que aconteceu entre os dois. Uma única transa que não deu muito certo não significa que está tudo perdido. Acontece com quase todo mundo.
Muitas vezes, o garoto fica ansioso e acaba ejaculando ainda nas preliminares. Várias causas podem contribuir para essa situação: falta de intimidade, nervosismo por estar em um motel, inexperiência ou início de vida sexual, entre outras.
Depois de ter ejaculado, muitas vezes, os garotos interrompem sua atividade sexual e não querem continuar. Além do cansaço (que foi o motivo alegado), ele pode ter ficado com receio de ejacular mais uma vez antes da hora H.
Outra possibilidade é que ele tenha ficado inibido pelo fato de vocês serem apenas amigos. Talvez, na cabeça dele, brincar e ficar nas preliminares, tudo bem. Mas transar de verdade é uma etapa para a qual ele ainda se sente bloqueado.
E você? Como é que fica? A primeira questão é a insegurança que enfrenta. Se ele não achasse você atraente, nem teria pensado em levá-la para um motel, não é mesmo? O fato de vocês estarem lá e de ele ter chegado ao orgasmo é um sinal de que, no mínimo, gostou de estar com você.
O que fazer? Para começar, tentar entender o que você espera dessa história. Você está apenas preocupada com ele e não sabe como ajudá-lo ou também tem algum interesse em investir na relação? Quer mais do que uma amizade? Quer apenas sexo? Ou vai tentar namorar?
Essas perguntas podem ajudar a medir o grau de envolvimento que você quer ter nessa situação. Maior intimidade pode ajudar o garoto a vencer suas inibições e ansiedades e conseguir "chegar junto", melhorando assim a qualidade da relação.
Converse um pouco com ele e procure dizer o que você espera de uma transa e, eventualmente, de uma relação emocional. Se as dificuldades em lidar com seu corpo são um problema importante, talvez seja uma boa idéia buscar a ajuda de um terapeuta. Que tal começar a se mexer?



Texto Anterior: Panorâmica - Adolescente amigo do atirador
Próximo Texto: Científicas: OMS divulga lista de dez ameaças
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.