São Paulo, segunda-feira, 04 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIENTÍFICAS

OMS divulga lista de dez ameaças
A Organização Mundial da Saúde divulgou uma lista dos dez fatores que trazem mais riscos de mortes. Desnutrição infantil, sexo inseguro, pressão alta, fumo, alcoolismo, falta de saneamento básico, colesterol alto, fumaça de combustíveis sólidos (carvão, lenha), carência de ferro no sangue e obesidade são os responsáveis por 40% das mortes que ocorrem a cada ano.

Derivado da nicotina agrava envelhecimento e doenças
Além dos já conhecidos malefícios do cigarro, um novo estudo revelou que um subproduto da nicotina, conhecido como nornicotina, modifica as proteínas do corpo de forma potencialmente prejudicial. As proteínas modificadas então interagem com outras substâncias presentes no corpo e formam compostos que podem provocar doenças como diabetes, câncer e mal de Alzheimer.

Leão-marinho pode ter mais memória que elefante
Testes de conhecimento feitos com uma fêmea de leão-marinho na Universidade da Califórnia (EUA) revelaram que ela foi capaz de repetir com eficiência um exame realizado com uma diferença de dez anos. Os especialistas acreditam que uma memória prolongada ajuda os leões-marinhos a saber quais tipos de presa eles encontrarão para se alimentar conforme o local e a época do ano.

Dinheiro queimado
Um estudo revelou que a prática habitual de queimadas na Amazônia gera um prejuízo anual de pelo menos US$ 102 milhões ao Brasil. A conta inclui danos econômicos (queima de cultivos vizinhos produtivos, pastos e benfeitorias), ambientais (efeito estufa), sociais (aumento dos casos de doenças respiratórias provocadas pela fumaça e o gás carbônico) e públicos (fechamento temporário de aeroportos e estradas).



Texto Anterior: Sexo e saúde - Jairo Bouer: Ejaculação precoce não tem a ver com falta de interesse
Próximo Texto: 02 Neurônio: O presidente gosta de ver novela!!!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.