São Paulo, segunda-feira, 05 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTANTE

Anotações de um gênio brasileiro

LUÍS AUGUSTO FISCHER
COLUNISTA DA FOLHA

A cultura brasileira, comparada às culturas européias, ainda é bastante limitada. A começar pelo fato de que temos poucos anos de vida, 504 pelo calendário, uns cem de vida urbana regular na maior parte do território, com poucas cidades mais antigas que isso. A cada geração, vai-se acumulando mais e mais a produção cultural, científica, humanística, mas é preciso reconhecer que somos uma cultura jovem.
Por isso mesmo é preciso conhecer os melhores talentos que já apareceram por aqui. Um deles saiu em forma de livro agora mesmo: Lúcio Costa, o grande urbanista e arquiteto, formulador de Brasília, intelectual atento para a dinâmica da vida brasileira.
Nascido casualmente na França, de pais brasileiros, em 1904, vem logo ao Rio de Janeiro, depois retorna à Europa, onde cursa a escola, mas é no Brasil mesmo que vai formar sua técnica.
O livro "Arquitetura" reúne um conjunto de pequenos textos, alguns de caráter memorialístico, mas sempre ligados ao mundo da arquitetura. Lúcio Costa viveu até 1998, tendo tido tempo de elaborar sínteses como esta: "Arquitetura é coisa para ser encarada na medida das idéias e do corpo do homem".


Arquitetura
Autores: Lúcio Costa
Editora: José Olympio (tel. 0/xx/21/2585-2060)
Quanto: R$ 20



Texto Anterior: Participação: Liderança de atitude
Próximo Texto: Orelha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.