São Paulo, segunda-feira, 05 de outubro de 2009

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Fabricante de cigarros banca a jornada

DO ENVIADO A GLÓRIA DO GOITÁ (PE)

A 3ª Jornada Nacional do Jovem Rural tem um patrocinador bastante dedicado a fortalecer sua imagem entre pequenos produtores rurais: o fabricante de cigarros Souza Cruz, provedor dos R$ 850 mil gastos.
Afinal, no Brasil, é comum que o fumo seja plantado em propriedades menores. Se mais agricultores optam por esse cultivo, o fabricante tem mais opções de preço.
Na jornada, o Instituto Souza Cruz, braço social da empresa, desembolsou R$ 163 mil. Os R$ 687 mil restantes vieram da própria Souza Cruz, que poderá abater toda a quantia de seu Imposto de Renda, graças à autorização do Ministério da Cultura para captar verba para a Jornada Cultural, evento paralelo que acabou garantindo a estrutura do encontro inteiro.
A marca do instituto (quase igual à da empresa) estava presente em livro, revista e jornais distribuídos entre os jovens participantes.
A estratégia não é isolada. Desde 2001, o instituto financia também um programa de empreendedorismo do Cedejor (Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural) nos Estados do sul, região que concentra os produtores de tabaco do país.
"Se olharmos o campo como o início da cadeia produtiva, existe, sim, uma estratégia da Souza Cruz", diz Luiz Soares, gerente do instituto, acrescentando que todos os projetos do instituto "são de interesse público".
A Souza Cruz diz patrocinar "projetos alinhados aos seus pilares de responsabilidade socioambiental em prol da sustentabilidade. [...] O projeto mencionado não somente cumpre com este objetivo, como atinge regiões além do sul do Brasil".


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