São Paulo, segunda-feira, 06 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

FORRÓ DA GRINGA

BRASILEIROS EM NY FAZEM RELEITURA MODERNA DO ARRASTA-PÉ

DE SÃO PAULO

Há oito anos, numa casa noturna apertada do East Village, em Nova York, quem manda é a zabumba.
A boate Nublu é o palco do grupo Forró in the Dark, formado por cinco brasileiros que fazem uma releitura contemporânea do tradicional arrasta-pé nordestino.
O nome da banda foi inspirado na música "Forró no Escuro", de Luiz Gonzaga.
Mauro Refosco (zabumba), Davi Vieira (percussão e voz), Guilherme Monteiro (guitarra), Jorge Continentino (pífano e saxofone) e Zé Grey (baixo) desembarcam no Brasil para apresentações em São Paulo, São Carlos, São José dos Campos (SP) e Belo Horizonte.
Refosco, que já tocou com figurões como David Byrne e Thom Yorke, do Radiohead, conta que fica apreensivo antes de tocar no Brasil, mas que é sempre algo positivo.
Ele fez parte da banda paralela de Yorke, chamada Atoms for Peace. "É um cara brilhante, sensível e que entende muito de música", lembra Refosco.

SHOWS NO BRASIL
Nos shows, os brasileiros dançarão um forró misturado com rock, ao som das músicas dos dois álbuns do grupo, "Bonfires of São João" (2006) e "Light a Candle" (2009), além de "Riacho do Navio", também de Gonzaga.
No primeiro disco, David Byrne gravou uma versão em inglês do clássico "Asa Branca" e dividiu letra e voz em "I Wish". Bebel Gilberto canta em "Wandering Swallow".
"Ninguém toca forró fora do Brasil, é sempre aquela coisa mais séria de bossa-nova e MPB, que é bonito, mas sem malemolência", conta.
Segundo Refosco, o forró é acessível a diferentes culturas, por isso faz sucesso por onde passa. "É fácil aos ouvidos e muito dançante, apesar de a maioria das pessoas não saber os passos", brinca.
O Forró in the Dark toca todos os anos na Europa e já fez turnês pelos Estados Unidos, pelo Canadá e pelo México.
"Mas nosso sonho ainda é fazer uma turnê no Nordeste do Brasil, porque a cultura do forró vem de lá", conta Mauro Refosco. "Seria colocar a cara a tapa. Ver se eles nos aceitam ou não." (ICT)

FORRÓ IN THE DARK
ONDE Sesc Pompeia (r. Clélia, 93, SP, tel.: 0/xx/11/3871-7700)
QUANDO 10/12, às 21h30
QUANTO de R$ 5 a R$ 20
CLASSIFICAÇÃO 18 anos


Texto Anterior: Outro lado: Para Ambev, consumidor indevido denigre a categoria
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.