São Paulo, Segunda-feira, 08 de Março de 1999
Próximo Texto | Índice

CARTAS

"Quem te viu e quem te vê, MTV"; SP ganha parque aquático; caloura leva tinta no olho. Confira o que dizem os leitores
Opiniões ofensivas
"Não poderia deixar de comentar a flagrante contradição presente no texto de Gustavo Ioschpe (ed. de 1º/3). Após falar sobre "os mais ínfimos aspectos da vida humana" que podem ser objeto de estudo por meio da leitura, o jovem autor, esquecendo-se de que a espiritualidade das pessoas pode se manifestar sob muitas formas, e não somente sob o manto das idéias de "Freud, Jung, Santo Agostinho", chamou o estudo do esoterismo de "areia movediça" e, indiretamente, de "porcaria" que vicia. Sugiro ao autor, que é tão afeito à leitura, que estude o que significa o esoterismo antes de emitir opiniões tão ofensivas e que podem (oxalá que não!) influenciar de alguma forma os leitores, os quais devem aprender que, no Brasil, a Constituição Federal, em seu art. 5º, inciso VI, garante a liberdade de consciência e de crença e que devemos rechaçar qualquer forma de sectarismo religioso, tão presente em alguns países do Hemisfério Norte, ainda que manifestado sob a forma do "gosto apurado" pelos clássicos."
Paulo André Bueno de Camargo, 23 (São Paulo, SP)

Adeus à MTV
"Gostaria de manifestar minha indignação pela nova programação da ex-nossa MTV velha de guerra. Por puros motivos comerciais (aumento de audiência), ela traiu seus fiéis espectadores, que curtiam o que havia de melhor no mundo oficial e alternativo do rock, hard rock, pop, reggae etc, e que agora só aparece em inserções esporádicas. Adeus, MTV. Quem te viu e quem TE VÊ, EMETEVÊ!"
Theo S. Leopardi (Jundiaí, SP)

Desconfie da voz do povo
"A última coluna do Álvaro, criticando as declarações de Ivo Meirelles, estava simplesmente perfeita. Tudo bem que a comissão de frente da Mangueira arrasou, mas e o resto? A Imperatriz é o Barcelona do samba; consegue unir técnica e talento na avenida.
Com relação ao preconceito contra axé, sertanejo e pagode, já está mais do que na hora dessa juventude preconceituosa ouvir com melhores ouvidos o verdadeiro som do Brasil e desconfiar de que a voz do povo é a voz de Deus. É bom não esquecer que esses gêneros musicais ocupam o espaço que lhes cabem e que ficar tentando boicotar é atitude de gente intolerante. Confesso que não sou fã dessas músicas, mas nem por isso fico levantando bandeira do som que curto, tentando impor as minhas preferências aos outros."
Clodoaldo Moreira, 27 (Marília, SP)

Tinta no olho alheio
"Entrei no colegial técnico do Colégio Comercial Álvares Penteado, só que o colégio é pago e não exige vestibulinho. Mesmo assim, os veteranos fizeram trote. Jogaram tinta a óleo nos meus cabelos e dentro dos meus olhos, voltei pra casa e fui direto para o hospital pra retirar a tinta que estava em mim. O aluno que fez isso levou uma semana de suspensão, e só. Bom, não precisa nem dizer que sou a favor do trote sem violência."
Juliana Tatarli, 15 (via e-mail)

Parque aquático em SP
"Graças ao péssimo trabalho do governo estadual, nós, moradores de São Paulo, temos o maior parque aquático da América Latina ou quem sabe do mundo! O melhor é que é de graça, e uma filial pode ser encontrada em qualquer esquina. Claro que ele só funciona com uma grande tempestade. Você pode nadar, brincar de salva-vidas e, se tiver sorte, até surfar. Mas nem tudo são rosas, nele você pode contrair uma doença, perder seus bens materiais e até a vida, mas a "diversão" deve compensar... Como diria o "âncora': "Isto é uma vergonha!"."
Júlio Caetano (São Paulo, SP)

Ciência da computação
"Em reportagem de 1º/3, cuja manchete é "A carreira do presente e do futuro", no momento de colocar onde estudar, omitem-se os três cursos de bacharelado em ciência da computação da Unesp, no interior de SP. Os cursos omitidos são oferecidos em São José do Rio Preto, Rio Claro e Bauru."
Prof. dr. Geraldo Nunes Silva, do Departamento de Ciências de Computação e Estatística da Unesp-Rio Preto (via e-mail)

resposta Mais de 50 instituições oferecem o curso e não foram citadas no quadro por falta de espaço. Mas o Folhateen errou na escolha do título, "Onde estudar", quando o correto seria "Algumas das faculdades que oferecem o curso".

Orgulho do Angra
"Comprei o CD do Angra "Holy Land" apenas por curiosidade. Depois de praticamente furar o disco de tanto ouvir, posso declarar que me sinto orgulhosa pelo fato de os integrantes serem brasileiros. Reacenderam a minha chama nacionalista até então apagada e humilhada por breguices sertanejas, pagodes e axés da vida. O Angra é internacional e patriótico ao mesmo tempo."
Alexsandra Brandão Marcon, 27 (São João da Boa Vista, SP)


"Homens é que não são"
"Gostaria de parabenizar e agradecer ao Folhateen pela reportagem sobre o Nirvana e pelo texto sobre os shows de algumas bandas que virão este ano (ed. de 1º/3).
Muitas vezes, vemos uma enorme propaganda a respeito de um show ou uma baita reportagem, que ocupa uma página inteira, e como adquirir ingressos para esses shows nós nem ficamos sabendo. É isso aí.
Quanto à reportagem sobre o Nirvana, ela foi ótima. Pequena, sem muita enrolação, mas diz tudo que os novos fãs da banda, que surgem a cada dia mesmo que a banda não exista mais, gostariam de saber. Só houve uma falha.
O nome do baterista que hoje é líder dos Foo Fighters é Dave Grohl, e não David Grohl, como estava escrito.
E gostaria de esclarecer a Flávia Laroca (ed. de 1º/3) que, quando Fernando Lopes (ed. de 15/2) disse que os Backstreet Boys são meninas, foi um modo de falar... mas homens é que eles não são!"
Tiago Megale, 15 (Mogi-Guaçu, SP)

resposta Thiago, o nome de batismo do baterista é David Eric Grohl. É assim também que ele aparece no encarte de alguns discos do Nirvana. Já em outros CDS da banda e também nos dois dos Foo Fighters, a grafia adotada é Dave. Ou seja, os caras não ligam muito para essa questão.

Ingressos na faixa??!!
"Peço para publicarem meu fã-clube para que os leitores possam entrar em contato conosco o mais breve possível.
Os associados poderão ganhar ingressos por conta do fã-clube.
Aí vão os dados: "War Machine Kiss the Official Brazilian Fan Club", Caixa Postal 91, CEP 06001-970, Osasco, São Paulo, tel. (011) 7083-7761."
Fabio Carvalho, presidente-fundador (via e-mail)


Folhateen: al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo, SP, CEP 01202-900. Mande seu nome completo, idade, endereço e telefone. E-mail: Folhateen@uol.com.br



Próximo Texto: Sexo: Filha de "mãe maravilhosa" faz besteira na festa e se desespera
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.