São Paulo, Segunda-feira, 08 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO

Filha de "mãe maravilhosa" faz besteira na festa e se desespera

ROSELY SAYÃO
especial para a Folha

"Tenho 22 anos e uma mãe maravilhosa, cabeça aberta, que sabe quase tudo o que acontece comigo. Mas não é que aconteceu algo que não tenho coragem de contar? Transei sem camisinha com um carinha que eu nunca tinha visto mais gordo. Fui a uma festa com muita bebida e não resisti: transamos depois de alguns minutos que estávamos juntos. Na hora, pensamos em camisinha, mas estávamos tão loucos pelo tesão que, quando nos demos conta, estávamos fazendo sexo sem a bendita. Claro que me arrependi amargamente e agora estou desesperada. Se contar para minha mãe, ela me mata. Estou com vergonha de consultar minha ginecologista para saber se o líquido lubrificante do homem engravida e transmite Aids. Essa é a minha dúvida."

resposta Sabia que bebida alcoólica não combina com a prática do sexo mais seguro? Se não sabia, agora aprendeu a lição. Daqui para a frente lembre-se sempre: se beber, não transe. Quem dirige alcoolizado pode provocar acidentes e machucar outros e/ou se machucar, não é assim? Pois o mesmo vale para o sexo. Portanto não vá repetir a dose jamais, ok?
Mas você está invertendo todo o seu problema! Não sabe como contar isso para a mãe maravilhosa que você tem? Nem pensar! Poupe-a disso, pois ela bem que merece, não merece? Ela foi capaz de superar vai saber quantos preconceitos e tabus para conversar com você a respeito desse tema tão impertinente que é o sexo, se preocupou em informar você sobre os riscos que existem na prática sexual e ensinar como evitar tudo isso. Aí vai chegar você e dizer para ela que fez tudo errado? Não, cara, essa você vai ter de segurar sozinha.
Você já deve saber, mas vamos resgatar esse conhecimento que parece ter-se perdido: o líquido lubrificante de uma pessoa contaminada pelo HIV ou outra DST transporta o bicho sim senhora e pode portanto contaminar. O tal caldinho que sai antes da ejaculação também já contém espermatozóides, por isso, pode sim senhora engravidar. O que fazer agora, além de ficar desesperada?
Procurar um serviço de saúde e fazer teste para gravidez, se for o caso. E, daqui a uns três ou quatro meses, fazer um teste para HIV. Só uma atitude dessas libera você de encanação. E trate de perder a vergonha, sem precisar recorrer a qualquer bebida, e procurar um ginecologista. Se você tomar essas atitudes, vai estar no caminho para se tornar uma mulher responsável e aí vai comemorar com tranquilidade, no ano 2000, este dia 8 de março.


Rosely Sayão, 47, é psicóloga e autora dos livros "Sexo é Sexo" (ed. Companhia das Letras, 1997) e "Sexo: Prazer em Conhecê-lo" (ed. Artes e Ofícios, 1995). Se você tem dúvidas sobre sexo, escreva para o Folhateen ou mande sua mensagem pela Internet para o e-mail roselys@uol.com.br


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Sim/Não: Você acha que o homem é mais agressivo do que a mulher?
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.