São Paulo, segunda-feira, 08 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"El Santo" foi maior ídolo do México

da Redação

Não é só no Brasil que a luta livre faz sucesso. Nos Estados Unidos, o "wrestling", como é chamado, atrai uma audiência de TV que às vezes supera até a de basquete. Um ex-ídolo dos ringues, Jesse Ventura, elegeu-se governador do Estado de Minnesota.
Mas nenhum país é tão fanático por luta livre quanto o México. Lá, a luta criou até um super-herói, o mitológico "El Santo". O personagem nasceu em 1942, interpretado nos ringues por Rodolfo Guzmán Huerta. Em seus primeiros anos de profissionalismo, Huerta fez de Santo um personagem maldoso, que lutava sujo. Em 1963, ele resolveu mudar, e passou para o lado dos "bonzinhos". Santo virou um fenômeno e apareceu em mais de 20 filmes, combatendo seres espaciais, vampiros e lobisomens.
O mistério por trás de Santo aumentava a cada dia. Huerta nunca se deixou fotografar sem máscara. Santo parou de lutar em 1982, aos 63 anos, e morreu dois anos depois. No México, ele ainda é celebrado como um verdadeiro super-herói. (AB)


Texto Anterior: Fantomas e Múmia fizeram luta histórica
Próximo Texto: Cartas: Leitores opinam sobre a maldição de "Anna Júlia", do Los Hermanos, e criticam a educação no país
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.