São Paulo, segunda-feira, 08 de julho de 2002

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MODA

Novos estilistas experimentam a moda no Projeto Lab

O outro lado do glamour

André Sarmento/Folha Imagem
A estilista Simone Mina, que está no Projeto Lab


DA REPORTAGEM LOCAL

A indústria da moda não seduz só consumidores ávidos pelas últimas tendências. Com a crescente oferta de cursos superiores dedicados ao desenho de moda, muitos jovens vêem na carreira de estilista a oportunidade de conquistar fama e glamour.
Ledo engano. Das centenas de recém-formados que são lançados no concorrido mercado de moda do Brasil, uma meia dúzia conseguirá mostrar seu trabalho ao grande público. Além disso, atrás das passarelas, entre tecidos, modelos e falta de patrocínio, é preciso muito jogo de cintura para que as roupas saiam do papel.
O cearense Ivo Teixeira Viana, 24, que participa da quinta edição do Projeto Lab, da Semana de Moda - Casa de Criadores (que começa hoje em uma tenda montada no estacionamento do shopping Eldorado), acha que a culpa é das próprias pessoas envolvidas com o universo fashion.
"O público não recebe informações sobre o que está por trás dos desfiles, o que dá a impressão de que moda é só o glamour da passarela", critica. "Hoje o estilista tem de ser o maestro de uma orquestra. Eu fui o administrador, o estilista, o contador e o costureiro de minha coleção. Talento é importante, mas é apenas o passo inicial."
Yoo Kim, 23, que participa do Lab pela segunda vez, atesta: "Para ingressar no mercado é preciso muito, muito trabalho".
O Projeto Lab foi um dos primeiros eventos a incentivar o jovem estilista ao transformar a passarela em laboratório. "O Lab proporciona aos estilistas a oportunidade de desenvolver um trabalho mais conceitual, sem grandes preocupações com o mercado", explica André Hidalgo, idealizador da Casa de Criadores.
Seguindo a linha, eventos como o Amni Hot Spot e os concursos da Fenit abrem mais espaço para novos talentos.
A estilista Simone Mina, 25, que apresenta hoje sua segunda coleção, celebra o Lab: "A proposta estimula toda uma cultura de moda, que está sendo construída agora no país. Não é um evento só para vender roupa". (FERNANDA MENA)


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