São Paulo, segunda, 8 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Índice

Leitor com um ombro maior que o outro teme ficar corcunda

JAIRO BOUER
especial para a Folha

"Tenho sentido muitas dores no ombro e reparei que um está mais alto do que o outro. Doem também meu braço e minha nuca. Será que isso pode piorar? Corro o risco de ficar corcunda? Devo praticar algum esporte?"

resposta Toda dor no corpo merece ser investigada. No seu caso, o melhor é procurar um ortopedista. Um ombro mais alto do que o outro pode indicar algum tipo de desvio na sua coluna vertebral.
Esse desvio pode ter nascido com você e ter sido "descompensado" na fase de crescimento rápido da adolescência ou pode estar aparecendo por um erro de postura.
Dependendo do tipo de desvio, uma das vértebras da sua coluna (ela é formada por um conjunto de vértebras que se articulam) pode pressionar pequenas raízes nervosas. Como resultado, você passa a sentir dores nos braços, por exemplo, na nuca ou até mesmo nos ombros.
Não há risco de você ficar corcunda, mas é bom checar logo com o ortopedista o que está acontecendo. Assim, você evita que esse desvio aumente e que você acabe com dores mais fortes ou uma diferença ainda maior entre os seus ombros.
Corrigir os erros de postura e fazer algum tipo de esporte podem ajudar no seu problema. No entanto, só depois da avaliação é que você vai poder escolher a melhor forma de exercício físico para sua saúde.


Jairo Bouer, 30, é médico. Se você tem dúvidas sobre saúde, escreva para o Folhateen ou mande e-mail para jbouer@uol.com.br



Texto Anterior | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.