São Paulo, segunda, 9 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Uma amostra do "Virtual XI"

IVAN MIZIARA
especial para a Folha

Após o fracasso de "X-Factor", o Iron Maiden retorna com "Virtual XI". O bom single promocional do novo disco (com lançamento previsto para 23/3) faz prever um futuro um pouco melhor para a banda. Se você espera grandes novidades, desista. São três canções - "Futureal", "The Angel And The Gambler" e "Lightning Strikes Twice"- gravadas ao vivo no estúdio, iguais a tantas outras do grupo.
As duas primeiras não passam de rocões toscos e acelerados, que agradam a "iromaníacos" ou não. Seu único objetivo é consolidar a nova formação do grupo.
A terceira é uma daquelas peças grandiloquentes, com um dedilhado na introdução e cheia de alternâncias rítmicas, que fizeram a fama da "donzela". Tem as guitarras afiadíssimas de Gers e de Murray e o galope inconfundível do baixo de Steve Harris. Não precisa de mais nada.
Também chama a atenção o uso de sons sintetizados e teclados em "The Angel...", os detalhes instrumentais e a elaboração dos arranjos nas três músicas. A afinação das guitarras é um pouco diferente do usual; uma saída elegante para acompanhar melhor a voz com pouca extensão de Blaze Baylcy. E esse é o calcanhar de Aquiles do Iron Maiden atual: a banda, um dos principais ícones do heavy metal, é muito maior que seu vocalista. Agora, é aguardar o álbum inteiro para julgar.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.