São Paulo, Segunda-feira, 09 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Índice

SAÚDE
Pouca intimidade com parceiras pode fazer garoto broxar

JAIRO BOUER
especial para a Folha

"Tenho 22 e, desde os 16, mantenho uma vida sexual muito ativa. Quando tinha namorada, chegava a transar cinco vezes ao dia. Sem parceira fixa, recorria à masturbação diariamente. Mas nos últimos seis meses, com parceiras diferentes, tenho sentido dificuldade em atingir uma ereção total. O que pode estar acontecendo comigo?"
resposta Vamos com calma, rapaz! Não é comum, na sua idade, problema de saúde que cause dificuldade de ereção. Na maior parte das vezes, a cabeça e as suas emoções é que são as principais responsáveis.
O que anda acontecendo na sua vida? Será que você está cansado ou estressado? Ou está tão ansioso com seu desempenho que acaba prestando mais atenção na resposta do seu pênis do que na transa?
Um bom jeito de você saber se a "máquina" está funcionando é notar se você consegue ter uma ereção quando se masturba ou se acorda com a tradicional ereção da manhã. Se essas coisas estão acontecendo, o problema deve estar mesmo na cuca.
Outro ponto: já parou para pensar que, quando a gente tem parceira fixa, com quem a gente cria intimidade, pode ficar muito mais fácil e gostoso transar?
Com essas parceiras diferentes, você não acaba ficando preocupado em mostrar seu desempenho? É nesse momento que sua ereção vai por água abaixo? Pense nisso! Talvez fosse uma boa idéia dividir essas encanações com um terapeuta.


Jairo Bouer, 33, é médico. Se você tem dúvidas sobre saúde, escreva para o Folhateen ou mande e-mail para jbouer@uol.com.br


Texto Anterior: Fotógrafo inspirou-se no grafiteiro Vallauri
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.