UOL


São Paulo, segunda-feira, 10 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO E SAÚDE

Começar a transar cedo pode perturbar o ritmo do prazer

JAIRO BOUER
COLUNISTA DA FOLHA

"Tenho 14 anos e namoro um cara de 17. Ele é o único com quem já transei. Quando ele fica comigo, o barato vai meio rápido e eu não chego a ter muito prazer. Aí, ele fica mal porque não conseguiu me dar prazer. Ele fala que com a ex-mina dele não era assim. O que estamos fazendo de errado?"

Boa pergunta para a gente pensar na vida sexual, que hoje começa ainda mais cedo do que há uma ou duas décadas. E, quem começa mais cedo, muitas vezes, acaba pagando uma espécie de pedágio por essa precocidade.
Quer saber um dado curioso: segundo pesquisa do Ministério da Saúde e do Cebrap, quase metade dos garotos e um terço das meninas já tiveram uma relação sexual completa antes dos 15 anos. Acha cedo? Pois essa precocidade é uma tendência verificada no comportamento sexual do jovem brasileiro na virada do milênio.
E, aí, aparecem várias dificuldades de quem está começando a conhecer os segredos que cercam a sexualidade. Seu namorado está chegando lá rápido demais. Saiba que essa é uma situação muito comum de quem está começando a transar. As causas básicas são ansiedade e falta de experiência. Mais da metade dos garotos enfrentam essa situação no começo de sua vida sexual.
Mas, por que com a namorada antiga essa história não rolava? Será que não rolava mesmo? Quando o assunto é sexo, muita gente cria histórias para tentar aliviar um pouco a barra. Mas vamos considerar que isso seja verdade. Quem sabe ele ficava mais à vontade e tinha mais intimidade com a ex? E, com você, ele ainda esteja ansioso, querendo mostrar serviço, buscando uma cumplicidade? Pode ser apenas um período de adaptação!
De qualquer forma, não vale a pena encanar. Não é culpa sua o fato de ele estar gozando muito rápido. É uma dificuldade dele, que deve passar com um pouco de tempo e experiência. Quer ajudar? Lógico que é chato não conseguir sentir prazer. Mas também não adianta ficar cobrando o garoto. Dessa forma, ele fica ainda mais nervoso e a ejaculação acaba vindo muito rápido.
Que tal os dois relaxarem um pouco. Dêem um passo atrás! Voltem a namorar, brinquem de pegar na mão, beijem, façam brincadeiras, conheçam as preliminares (que vêm antes do sexo) etc. Não se obriguem logo de cara a transar, ter uma performance perfeita e gozar de forma espetacular. Essa é uma imagem quase irreal para o começo da vida sexual. Em geral, é com tempo, prática e um pouco de experiência, que a gente vai curtindo melhor o que o sexo com carinho pode oferecer. Vocês vão chegar lá, certo?


Texto Anterior: CD player
Próximo Texto: Científicas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.