São Paulo, segunda-feira, 10 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo & Saúde

Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

As dúvidas dos meninos

1 "Como faço para saber se tenho alguma DST? É um exame de sangue? Já fiz sexo três vezes com uma acompanhante. Usei camisinha, mas a moça sempre termina o trabalho com uma masturbação. Faço sexo também com minha namorada e a gente sempre se protege. Posso passar alguma doença para ela?"

2 "Tenho 21 e sempre que estou com alguma garota nova fico ansioso e acaba não acontecendo nada! Quando relaxo, acontece tudo naturalmente. O problema é que há vezes em que, mesmo relaxado, me lembro das outras falhas que já tive e acabo perdendo a ereção. O que faço?"


DUAS DÚVIDAS de leitores que enfrentam inseguranças sexuais por razões bem distintas. Um está com medo de se contaminar com alguma DST e, por tabela, passar a doença para a namorada. O outro tem medo de falhar na hora do sexo e acaba perdendo a ereção. Essas são duas situações bem freqüentes da vida dos garotos que fazem sexo. Quase um terço dos garotos de 16 a 25 anos, segundo pesquisa de comportamento sexual dos brasileiros organizada pelo Ministério da Saúde em 1998 e 2005, faz sexo com parceira estável (namorada) e com parceira eventual no mesmo período de tempo. Ou seja, boa parte dos garotos fica preocupado mesmo em passar alguma doença para a namorada, mesmo que não faça sexo com uma garota de programa.
Nosso leitor fez sexo com uma acompanhante, mas garante que usou camisinha e que só houve uma masturbação no final. Se ele fez isso mesmo, a camisinha acabou protegendo contra a maioria das DSTs e a masturbação é considerada uma prática de sexo seguro.
No entanto, se há uma lesão, por exemplo, pelo HPV (causador da verruga genital e do câncer de colo de útero) fora da área de proteção da camisinha, como na coxa, no momento do contato íntimo, esse vírus pode ser transmitido de uma pessoa para outra. O chato (parasita que se aloja nos pêlos pubianos) também pode ser passado de uma pessoa para outra, mesmo com proteção.
Moral da história: mesmo usando camisinha, algumas DSTs podem ser transmitidas. É óbvio que o uso regular de preservativo reduz, em muito, as chances de infecção. Para saber se você tem alguma DST podem ser necessários mais de um teste e uma boa avaliação com o médico.
Nosso segundo leitor anda conhecendo novas parceiras e está enfrentando uma dificuldade: a ansiedade, que acaba fazendo com que ele tenha dificuldades de ereção na hora h. Que tal tentar encontrar uma companheira mais fixa, com quem tenha mais intimidade e menos ansiedade? Além disso, é preciso apagar esses fantasmas antigos da cabeça, tentando se fixar no momento da transa e não pensando no passado. Se isso for muito complicado de fazer sozinho, um terapeuta pode ajudar.


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: baladas legais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.