São Paulo, segunda-feira, 10 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Revista lança coletânea com bandas sem CDs oficiais

Rock é coisa do demo!

RICARDO TIBIU
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Nesta edição a coluna "Demorou" celebra cinco anos dedicados às bandas e artistas independentes. Para festejar, nada melhor que apresentar um projeto com aspirações em comum. A revista "Valhalla", de Sorocaba (SP), lançou o primeiro volume da coletânea "Demo Section".
Nada mais que as 15 melhores bandas que passaram pela seção (que dá nome ao CD), destinada ao material em formato demo. "Ao ver a quantidade de material que recebíamos, sendo boa parte formada por trabalhos melhores do que bandas que já tinham CDs oficiais, resolvemos investir na coletânea", diz Eliton Tomasi, 27, editor da "Valhalla". Como a publicação é especializada em heavy metal, no CD o que se ouve é uma geral nas vertentes do estilo. A começar pelo Lethal Fear, caprichando no heavy melódico. "Há coletâneas que reúnem diferentes gravações das bandas, algumas com boa qualidade e outras com péssima. Assim o trabalho no geral acaba sendo instável e não funciona", diz Tomasi.
O produtor Aldo Disep foi preciso, mantendo o som nivelado. O metal tradicional não poderia faltar e o Lothlöryen deu seu recado, ganhando força com a presença de Bruno Maia, do Tuatha de Danann. Enquanto o Symmetry, de Joinville (SC), vai de prog metal sofisticado, o Denim and Leather detona um som poderoso com influência da chamada "nova onda do heavy metal britânico". A ala thrash marca presença pelas ótimas Jailor e Kremate. Dois grupos misturam thrash e death metal, o Mortage, de Campinas (SP), e o Symbollic, de Araxá (MG). O Arkanum ataca de black metal sinfônico, com teclados virtuosos e vocais cortantes. É impressionante a qualidade de "Unorthodox". Não é à toa que abriram o show, no Rio, da horda mais famosa da atualidade, os noruegueses do Dimmu Borgir.


Contato Valhalla: r. Luzerne Proença Arruda, 128, Sorocaba, SP, CEP: 18081-021 (www.valhalla.com.br)


Texto Anterior: Demorou
Próximo Texto: Elas adoram aparecer
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.