São Paulo, segunda-feira, 10 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTANTE

Surfe, namorada e uma tragédia

LUÍS AUGUSTO FISCHER
COLUNISTA DA FOLHA

Apareceu um belo romance de formação na praça: "Longe da Água", de Michel Laub. Romance de formação é aquele em que se narra a juventude e a entrada na maturidade de alguém, o processo doloroso e inescapável pelo qual todos nós passamos, pagando o preço de sair de um mundo mais leve, descompromissado e cheio de novidades para entrar num ambiente muito mais cinza, regrado e rotineiro.
Não que a gente não sofra na juventude. No caso deste romance, o protagonista vive uma duríssima perda, a morte trágica de um grande amigo, um amigo dos 15 anos, confidente, parceiro, rival amistoso. As circunstâncias da morte são significativas: um grupo de amigos está surfando e, por um misto de fatalidade do destino, imprudência e falta de lei, um deles acaba enredado numa rede de pescador.
O narrador rememora essa dolorosa passagem e tudo que a cerca, incluindo uma avaliação das relações com os pais e com uma menina muito especial.
Não é uma daquelas narrativas em que o leitor logo percebe que se trata menos de literatura do que de lição de moral. O livro do Michel Laub é arte literária mesmo.


Longe da Água
Autor: Michel Laub
Editora: Companhia das Letras (tel. 0/ xx/11/3707-3500)
Quanto: R$ 28



Texto Anterior: Imagem do guerrilheiro tem diferentes significados
Próximo Texto: Orelha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.