São Paulo, segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comportamento

"Eu não escondo minha relação com a Fernanda"

Danilo Verpa/Folha Imagem
"Sempre falei abertamente para as minhas amigas que, se eu encontrasse uma garota que me atraísse, eu ficaria. Não tenho amigos que sejam preconceituosos"
CARLA KUPSTAF JANCZUKOWICS, 17


"Sempre fui do grupo dos excêntricos. Minha família é muito liberal, meus pais trabalham como escritores. Desde criança vivo em meio à literatura, à cultura. Acho que por isso a bissexualidade é encarada de forma natural e eu sempre abri o leque para os dois lados.
Já fiquei com caras e gostei de outras garotas, só que elas eram heteros. Com a "Fernanda" foi a primeira vez que fiquei e já investi logo em um relacionamento- eu estava numa fase querendo isso. Nos conhecemos numa festa e estamos namorando há um ano.
Tem gente que me pergunta se não tenho medo de andar abraçada com ela na rua. Digo que sempre fui acostumada a receber olhares de estranhamento. Mas acho que tem que ter "simancol", né? Tem lugares mais liberais, que permitem isso, como a região da avenida Paulista, o bairro da Liberdade. Não faz o menor sentido fazer isso em lugares como a zona Leste. Seria arrumar problema na certa.
Recentemente passamos um "aperto" com uns skinheads na estação Liberdade. Por sorte, estávamos em um grupo maior que o deles. Eles ficaram nos intimidando. Aí, chamamos um guardinha do metrô.
Eu não escondo minha relação com a Fernanda, ela sempre vai me encontrar na escola. Mas parece que é difícil para as pessoas acreditarem. Acho que elas não querem ver, ou não conseguem entender por causa da aparência - não esperam isso de uma garota com cabelo comprido, bonita, inteligente.
Meus pais têm um postura aberta. Quando contei pro meu pai, ele teve a mesma reação de quando eu contei de um namorado: pediu para eu me cuidar."
Ele disse que existe gente preconceituosa, que não aceita, que eu tenho que estar ciente disso e evitar me expor."

Depoimento de CARLA KUPSTAF JANCZUKOWICS, 17


Texto Anterior: Heróis da resistência
Próximo Texto: "Ninguém exigiu que eu usasse lenço, mas eu quis"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.