São Paulo, segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNETS

Ronaldo Lemos - ronaldolemos09@gmail.com

Eu, jornal

O Google acaba de lançar o seu próprio celular, chamado Nexus One. A Apple deve anunciar em breve o seu "tablet" (uma mistura de computador com celular). Ambos estão apostando no surgimento de uma nova mídia portátil, que vai "revolucionar", por exemplo, a maneira como lemos notícias.
A aposta dessas duas empresas é que cada vez mais gente vai optar por ler jornais, revistas e livros por meio desses aparelhinhos. O que, por sua vez, vai gerar novos modelos de negócio, tanto com conteúdo gratuito quanto com pago.
Enquanto isso não acontece, uma empresa da Alemanha chamada Niiu acaba de lançar um produto no mínimo curioso. A ideia é permitir a cada pessoa montar o seu próprio jornal. Para isso, a empresa licenciou o conteúdo de várias publicações (incluindo o "New York Times" e o "Washington Post").
A partir daí, o leitor monta os cadernos da maneira como bem entender. É possível fazer um jornal falando só de moda e de beleza ou só de economia. Dá também para misturar reportagens de vários jornais diferentes.
O mais interessante é que o jornal montado pelo leitor é entregue pela manhã, em papel, na casa dele. Dá até para colocar a sua própria foto na capa, criando literalmente um "eu-jornal".
A empresa alega que essa aposta no papel, na contramão dos gigantes Apple e Google, não foi por acaso. Foi feita uma pesquisa com o público em potencial do produto na Alemanha, que apontou uma forte preferência pelo papel como meio para leitura de notícias.
Se vai dar certo ou não, ainda é cedo para saber. Mas não deixa de ser uma ideia interessante para ser avaliada até mesmo pelos jornais tradicionais.
A aposta da Niiu é que, com esse modelo, vai conseguir atrair os jovens de volta ao hábito de ler jornais. Então você já sabe. Assim que algum produto parecido chegar ao Brasil, você vai lá e pede um jornal inteiro só com reportagens da editoria Folhateen.

MONITOR

JÁ ERA
medição de audiência só na tv

JÁ É
medição de audiência na internet

JÁ VEM
medição de audiência no celular


Texto Anterior: Fale com a gente
Próximo Texto: Cotidiano: A terceira margem do rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.