UOL


São Paulo, segunda-feira, 11 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO E SAÚDE

Garotos se reúnem para sessão de masturbação

"Namoro um garoto de 16 anos e peguei ele e mais outros dez garotos fazendo masturbação em grupo. Fiquei chocada, pois todos os rapazes (inclusive meu namorado) são superpopulares na escola (ficam com todas as garotas etc.). Ele diz que é coisa de adolescente, que é normal. Será que é mesmo?"

JAIRO BOUER
COLUNISTA DA FOLHA

Mais uma pergunta de uma garota incomodada com o comportamento sexual do seu namorado. Aliás, vou aproveitar para dar espaço a um leitor que protestou contra uma resposta na qual eu comentava que o fato de um garoto ver revistas de mulheres nuas não era uma traição a sua namorada.
A dúvida de hoje é interessante para discutirmos um comportamento entre meninos que é mais comum do que as garotas imaginam. São as brincadeiras de fundo sexual que rolam entre garotos no começo da adolescência.
Muitos garotos comparam o tamanho dos seus pênis, competem para ver quem ejacula mais longe ou mais rápido em sessões de masturbação em grupo (animadas, em geral, por revistas de mulheres nuas ou filmes pornôs).
Você está se perguntado: será que eles sentem desejo uns pelos outros? Será que eles são gays? Provavelmente não! Mas, então, por que perdem tempo fazendo isso quando as meninas estão tão próximas?
Porque, de alguma maneira, esse tipo de comportamento reforça a necessidade de se afirmar como homem. "Eu mostro que tenho pênis." "Quero que o meu seja maior do que o dos meus colegas"! "Olha como eu sou viril e consigo gozar mais forte e mais longe"!
Sem contar que há uma dose de curiosidade em espiar o corpo dos amigos que também estão crescendo e se desenvolvendo. Mas não confunda isso com desejo sexual por outros caras! Até brincadeiras mais íntimas podem rolar sem que isso seja um indicador de comportamento homossexual.
E todo garoto faz isso? Claro que não! Mas alguns fazem, e isso não é razão para arrancar os cabelos. Com os namoros e com a experiência, esse tipo de brincadeira perde espaço.
Para terminar, o protesto do nosso leitor: "Discordo quando você diz que ver revistas de mulheres nuas não é traição. Acho que, se alguém gosta realmente de sua namorada, não terá olhos para outras, especialmente através de imagens. Você não acha que alguém que vê uma revista de mulher nua não terá vontade de ver mulheres de verdade andando por aí? Eu e minha namorada somos muito felizes por não precisarmos fazer isso um com o outro."

Texto Anterior: Seminário no Rio discute juventude contemporânea
Próximo Texto: + Saúde: Cigarro poderá matar mais gente do que OMS previa
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.