UOL


São Paulo, segunda-feira, 11 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seminário no Rio discute juventude contemporânea

DA REPORTAGEM LOCAL

Colocar os jovens no centro de discussões importantes é algo que começou no século passado, primeiro com a família, depois se espalhou pela mídia e, finalmente, conquistou até o espaço nobre das discussões acadêmicas.
Na próxima semana, dos dias 19/8 a 21/8, um grupo de 30 estudiosos se reunirá no Rio de Janeiro para o seminário "Culturas Jovens e Novas Sensibilidades", promovido pela Ucam (Universidade Cândido Mendes). Todas as descussões terão entrada franca.
Ações simples e cotidianas como falar pelo celular e utilizar a internet vão ser esmiuçadas em suas características mais sociais. "Vou mostrar como funciona o relacionamento humano pela internet. Se é um amor diferente, um novo amor ou a mesma coisa, só que em outro meio", adianta o professor Márcio Souza Gonçalves, da Faculdade de Comunicação Social da UERJ.
O relacionamento do jovem com os lugares que ele frequenta e até com as viagens que faz serão temas de discussão. A professora Claudia Barcellos Rezende, do Departamento de Ciências Sociais da UERJ, por exemplo, desenvolveu um trabalho em cima da reconstrução de personalidade que afeta muitos adolescentes quando fazem intercâmbio em outros países.
Numa discussão sobre juventude, claro que a música teria de estar presente. Concentrados principalmente no funk carioca e na música eletrônica, alguns acadêmicos farão considerações sobre os papéis dos adolescentes nesses meios.
As encanações com o corpo e sua representatividade na cultura de hoje serão motivo de debates bem diversificados. Vão da moda masculina até a construção do físico "perfeito". "Hoje, os problemas com a estética do corpo estão tomando o lugar da essência das pessoas", afirma o professor Francisco Ortega, do Instituto de Medicina Social da UERJ.
Idolatria, tolerância sexual, gravidez na adolescência e outros temas cabeludos vão finalizar o evento gratuito. Informações: www.cesap.ucam.edu.br/seminariojuventude ou pelo tel. 0/ xx/21/2531-1773.(RL)

Texto Anterior: Com hora certa para acabar
Próximo Texto: Sexo e saúde - Jairo Bouer: Garotos se reúnem para sessão de masturbação
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.