São Paulo, segunda-feira, 11 de setembro de 2000

Próximo Texto | Índice

CAPA
Skate brasileiro também tem o seu "Pelé"

Bob Burnquist, que hoje mora em San Francisco, é a maior fera sobre as quatro rodinhas
DO NOTÍCIAS POPULARES O skate brasileiro tem o seu "Pelé". O nome dele é Robert Dean Silva Burnquist ou simplesmente Bob.
Com dupla nacionalidade -seu pai é norte-americano, e a mãe, brasileira-, Bob nasceu no Rio, cresceu em São Paulo e começou a andar de skate em 1988. Quando tinha 15 anos, participou de seu primeiro campeonato como profissional na extinta pista Ultra Skate Park, que ficava no Morumbi (zona sudoeste de SP).
Bob, que atualmente mora em San Francisco (Califórnia), foi o primeiro brasileiro a ganhar um etapa Word Cup, a Copa do Mundo do skate. O feito foi em 1995, no Slam City Jam, em Vancouver, Canadá.
Depois disso Bob nunca mais parou de colecionar títulos e entrou para a história do skate brasileiro e mundial. "Além de ser um excelente skatista, Bob tem uma postura muito positiva e leva a bandeira brasileira para todos os cantos do planeta", disse César Gyrão, skatista "das antigas".
Em 97 Bob foi eleito pelos leitores da revista "Trasher", uma das maiores dos EUA, o skatista do ano.
Este ano ele já venceu seis etapas do circuito mundial e pode se tornar campeão do mundo.
Não é à toa que Bob hoje é nome de tênis, roupas, videogame e já acumulou mais de US$ 1 milhão.




Próximo Texto: Livro relembra por meio de fotos e depoimentos as três décadas de história da diversão sobre quatro rodinhas no país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.