São Paulo, segunda-feira, 12 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO

Garota quer saber se coito interrompido evita gravidez

Rosely Sayão
Colunista da Folha

"Tive a primeira transa com meu namorado há um mês. De início, usamos camisinha. Depois, o coito interrompido. O que me preocupa é se o líquido lubrificante pode engravidar. Agora, tomo anticoncepcional"

É uma pena que você, que parece responsável e informada, acabe praticando atividades sexuais de alto risco sem ao menos se dar conta disso. Você está querendo começar a vida sexual sem enfrentar problemas, por isso está preocupada em evitar uma gravidez indesejada. Ponto para você! Você também está investindo na sua saúde, pois consultou um ginecologista. Mais um ponto! Mas tudo isso acaba indo por água abaixo por conta de pelo menos dois detalhes.
Primeiro: você se esqueceu de pensar em outro problema que a prática sexual pode acarretar, que são as doenças sexualmente transmissíveis. Sim, elas existem e prevenir é o grande lance. O que será que impediu você de pensar nisso?
Talvez o fato de você transar com seu namorado, de estar envolvida no relacionamento, de confiar nele. Mas para você deixar de praticar o sexo com camisinha é preciso, antes, percorrer um longo caminho.
É preciso que você estabeleça com o namorado uma relação de confiança e cumplicidade a ponto de poder fazer pactos de cuidados um com o outro e de cumpri-los. Isso exige compromisso, privação, dedicação. Vocês deixaram isso claro e combinado? E quando se chega a esse ponto, os dois devem ir ao médico e passar por alguns exames, se for o caso. Vocês fizeram isso?
Segundo: para que você escape do risco de uma gravidez indesejada é preciso usar sempre um método contraceptivo seguro. O coito interrompido não é um deles, e um dos motivos é o que você desconfia: o líquido lubrificante masculino pode engravidar.
Agora que você sabe das coisas, que tal fazer tudo direitinho? Use camisinha em todas as suas transas!



Rosely Sayão, 48, é psicóloga. Se você tem dúvidas sobre sexo, escreva para o Folhateen ou para roselys@uol.com.br



Texto Anterior: Helena Rizzo sugere pratos para a data
Próximo Texto: Saúde - Jairo Bouer: Passar pomadinha sem indicação do médico é uma grande roubada
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.