São Paulo, segunda-feira, 12 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO & SAÚDE

Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

Desejo não deve impedir proteção

Beijei uma garota de programa e transei com ela com camisinha. Não fui o primeiro da noite. Três dias depois, tive vômitos e náuseas. Posso ter me contaminado com o HIV pelo beijo?

Saí com uma garota de programa e transei sem camisinha. Estou preocupado. O que faço?

DUAS PERGUNTAS de jovens leitores que fazem a gente pensar no comportamento das pessoas frente ao seu desejo.
Sem fazer juízo moral das atitudes, vamos lembrar que quem procura sexo com uma garota de programa sabe que ela teve outros parceiros nos últimos dias.
Uma profissional do sexo transa com frequência e, portanto, pode ter um grau de exposição maior a todas as questões que envolvem essa prática, inclusive doenças sexualmente transmissíveis, entre elas o vírus HIV (causador da Aids).
Para uma segurança maior na vida sexual é fundamental o uso da camisinha em todas as relações sexuais. Essa importância fica ainda mais evidente quando se procura uma garota de programa.
Inclusive, hoje em dia, muitas delas, conscientes e responsáveis (já que muitas têm essa função temporariamente), se protegem sempre e fazem exames de rotina.
Em resposta ao primeiro leitor, o beijo não é considerado uma prática de risco para transmissão do HIV.
Mas, independentemente da garota fazer ou não programa, você se importaria de beijar alguém que acabou de beijar ou fazer sexo com outras pessoas? Provavelmente vômitos e náuseas não têm nenhuma relação com seu contato com ela.
Para o segundo leitor, a pergunta é por que, mesmo sabendo de tudo isso, ele opta por correr riscos? Essa questão é importante para ele pensar nas suas atitudes.
Agora ele deve ir ao médico, solicitar exames e fazer acompanhamento. E depois? Vai continuar a se expor a riscos?


Texto Anterior: Projeto questiona representação de jovens pela mídia
Próximo Texto: O2 Neurônio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.