São Paulo, segunda-feira, 12 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

estante

O resumo das histórias já pensadas e contadas pela humanidade

Digamos que você queira histórias de amor quente, de paixão ardente, de esperteza insuperável, de grandes traições, de imensas amizades, de guerras impressionantes e de conquistas memoráveis. Tudo num mesmo e único livro, que seja pequeno e de leitura sem tropeços. Mais: você quer ilustrações, nem que seja apenas para lembrar como era bom ler aqueles livrinhos da quarta série cobertos de figuras.
Existe o livro? A resposta é sim. Para alegria geral, saiu faz pouco a tradução de um livro sensacional, imperdível para quem quer se iniciar no mundo das grandes histórias já contadas pela humanidade: trata-se de "Contos e Lendas da Mitologia Grega", de Claude Pouzadoux.
O autor realizou o sonho de vários intelectuais e escritores: sintetizou em boa e breve linguagem aquele depósito quase infinito de histórias nascidas na civilização grega clássica. Digamos que você queira saber a história do Prometeu, que roubou o fogo do Olimpo, entregou-o aos mortais e foi submetido à tortura de ter seu fígado bicado por uma ave, dia após dia, por vingança dos deuses poderosos. Tem no livro?
Claro que sim. E também tem a história de Édipo, aquele trágico que, sem saber, matou o pai e teve relações sexuais com a própria mãe. E tem as tarefas de Hércules. E Antígona. E o começo do mundo. E mais um monte de coisas que ninguém pode desconhecer para pensar sobre nosso vasto e estranho mundo.

E-mail: fischerl@uol.com.br


"Contos e Lendas da
Mitologia Grega"
Autor: Claude Pouzadoux
Tradução: Eduardo Brandão
Editora: Cia. das Letras
Quanto: R$ 20



Texto Anterior: Folhateen explica: Japão inaugura sistema polêmico para identificar pessoas
Próximo Texto: Eu leio: Gabriel Braga Nunes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.