São Paulo, segunda, 12 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fã da Courtney contra fã do Kurt Cobain, CD verdadeiro contra pirata, fã do Zappa contra o Álvaro... Debate pega fogo!

Nova realidade
"Gostei muito da reportagem "A Era da Ocupação' (ed. de 5/10). Achei legal porque essa nova realidade do mercado de trabalho era uma coisa que eu já sentia no dia-a-dia. Estou fazendo minha segunda faculdade (fiz linguística e agora estou na sociologia) e acho que não dá mesmo para parar de estudar. Bola dentro do Folhateen." André Sgambatto Filho, 22 (São Paulo, SP)

Amores e ódios
"Gosto muito das coisas que o Álvaro Pereira Júnior escreve. Concordo quando ele fala que o Caetano Veloso é um porre e o Gil é um velho chato. Meus amigos da escola não gostam de política, e eu penso se é este mesmo o país do futuro. Viva Renato Russo. Queria também protestar contra as porcarias da TV. O Ratinho, o Leão e toda aquela gente deviam estar no zoológico. E pagode é um pé no saco. Viva Ramones, Radiohead, Social Distortion. Gosto muito de ouvir a 89, Transamérica, Mix e Brasil 2000. Viva as novas bandas de rock. Viva Nirvana, Green Day. Os últimos clipes do Pearl Jam e do Foo Fighters são muito legais. Queria dizer também que eu acho a Soninha da MTV muito linda." Pedro Villares (via e-mail)

Contra a Soraia
"Em resposta à carta de Soraia Cobain (ed. de 28/9), acho que os comentários da verdadeira e única sra. Cobain afetaram mesmo você, hein, Soraia? Querida, cada um ouve o que quer, independentemente do que pensam ou digam Courtney Love, o papa, Monica Lewinsky... Abaixo a mídia, o que importa é o som!!! Eu ouço Marilyn Manson (mesmo que o difamem), curto Beastie Boys (apesar de os heavies criticarem o hip hop) e amo Pearl Jam (embora eles tentem ao máximo não ser "comerciais'). Não perca o seu tempo tentando boicotar o Hole. Se você quer realmente ajudar o mundo, boicote a si mesma e nos poupe de seus comentários. E, aliás, se você pretende passar o resto da vida ouvindo "Nevermind', o azar é seu. Eu vou ouvir "Celebrity Skin' até estourar os tímpanos! E vida longa a Courtney Love!!!" Violet Salzbrunn (via e-mail)

Love total
"Cada um se expressa como quer. O fato de Courtney Love ter dito que já esqueceu o defunto não tem nada a ver com o superálbum "Celebrity Skin', do Hole. Se a leitora não gosta dela e não sabe assumir que o cara se suicidou porque era burro, deveria então ficar quieta, sem fazer comentários irrelevantes. Quando Courtney disse que ouvir Nirvana não faz falta, eu dou toda a razão, pois existem bandas mil vezes melhores. Não ouçam Nirvana, é pior que Chiquititas!!!" Eduardo Love (via e-mail)

Esporte espetacular

"As notícias de esporte nos jornais e nas revistas nunca destacam os juvenis. E o Brasil tem uma garotada que consegue resultados espetaculares. Eu acho que o Folhateen tinha de dar espaço para os jovens atletas. Uma página por semana." Nádia Proença, 16 (Jales, SP)

Arrependimento dói
"Fiquei arrasada no dia da eleição. Eu bobeei e perdi o direito de votar por um problema de prazo. Puxa, até doeu ver todo mundo votando, e eu ali, sem poder fazer nada. Dou um recado para quem vai fazer 16 antes das próximas eleições: corra atrás do documento! Não dá mesmo para deixar para a última hora. Tire o título já. É melhor do que ficar chupando o dedo." Virginia Domenico, 16 (São Paulo, SP)

"Anúncio" fúnebre
"Morreu na última segunda-feira, quinto dia do mês de outubro, o jornalista Álvaro Pereira Júnior. Deixa uma porcentagem (talvez grande) de leitores do Folhateen contente pelo fim das barbáries à boa música. O elemento foi executado a sangue frio, com requintes de crueldade, pelo crime maior (entre outros) de incoerência. O estopim da sentença deu-se ao associar o gênio Frank Zappa a uma banda qualificada por ele de "novo significado à palavra lixo'. Ao criticar o músico que mais lutou contra o stablishment musical -e até social-, ele caiu na maior de suas contradições. Salve Zappa.
P.S.: Se possível, publiquem uma foto do Álvaro ao lado de Zappa." Guilherme de Azevedo Granato, 18 (Santos, SP)

Fãs e Titãs
"Peço a divulgação do meu fã-clube. Fã-Clube Titanomania: r. Dom José de Moraes Torres, 293-A, São Paulo, SP, CEP 02545-080." Hamilton de Madeiros, 16 (São Paulo, SP)

Verdadeiro ou falso?
"Concordo em gênero, número e grau com o Marcos Inácio de Souza (ed. de 28/9). Os preços dos CDs deveriam ser reduzidos. Uma boa parcela da população (jovem) não tem R$ 20 todo mês (pelo menos) para comprar um CD. A maioria dos jovens da periferia ganha um salário mínimo e ajuda em casa. Aí, quando vê na barraquinha o CD que o cara queria há um tempão, ele não hesita em comprar por R$ 5. Está certo, eu concordo que os cantores têm de ganhar, mas será que não dava para reduzir um pouco o preço? Porque quem compra CD falsificado é quem não tem dinheiro para comprar o original." Valquíria Souza, 17 (São Paulo, SP)

Futura roqueira
"Concordo com a Maísa Pardo (ed. de 21/9). Há tanto tempo vejo críticas aos gêneros musicais, mas sempre tive receio de escrever. Agora eu digo: adoro o Bon Jovi e o som dele. Na minha escola eu sou a única que gosta dele. Minha mãe gosta de Paulo Ricardo, meu tio só tem CDs do SPC, Katinguelê e Martinho da Vila, e a maioria do pessoal que conheço gosta de pagode. Ainda por cima, só conheço dois garotos que gostam de Guns'N Roses! E agora me digam: para vocês, os únicos que prestam são grupos de rock desconhecidos pela maioria? Eu adoro rock e odeio pagode, mas respeito todos os tipos de música, e ninguém tem nada a ver com o gosto alheio. Já pensou se todos gostassem só de rock? O que seria do mundo?
Gosto do Bon Jovi, algum problema? Não obrigaria ninguém a gostar. Espero um dia ser uma famosa roqueira e tenho certeza de que a maioria não gostará do meu rock!
E os BSB e Spice estão aí há pouco tempo e olha o sucessão deles. Por que todos metem a boca? Se Bon Jovi, BSB, Spice, Katinguelê etc. não tocassem e cantassem bem, fariam sucesso?
Mais uma coisa. Tenho um pedido a fazer aos leitores. Pelo amor de Deus! Quem tiver a letra de "Always' e "Blaze of Glory' mande para mim, ficarei muito agradecida.
Meu endereço é: r. Mato Grosso, 570, Bairro Junqueira, Lins, SP, CEP 16400-000." Pollyanna C. Milani, 12 (Lins)

Folhateen: al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo, SP, CEP 01202-900. Mande seu nome completo, idade, endereço e telefone. E-mail: Folhateen@uol.com.br



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.