São Paulo, segunda-feira, 13 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

capa
Conheça comportamentos compulsivos

free-lance para a Folha

A psicóloga norte-americana Kimberly Young é uma das pioneiras no estudo do vício em Internet (Internet addiction, em inglês). É dela, aliás, um dos livros mais interessantes sobre o assunto, "Caught in the Net".
Kimberly mantém uma clínica virtual (a Center for On Line Addiction ), no endereço http://www.netaddiction.com. Lá é possível encontrar explicações sobre o vício em Internet, quais são os sintomas e como podem ser tratados. Ela também faz consultas on line, via e-mail ou chat.
Para a "cyberpsicóloga", o vício em Internet é um conceito amplo, que pode ser destrinchado em cinco tipos de comportamento compulsivo. Conheça-os:

 

Vício em sexo virtual - Vício em salas de bate-papo de sexo e pornografia virtual (a "cyberporn").

Vício em relacionamentos virtuais - Amizades virtuais feitas em salas de bate-papo, comunicadores instantâneos (ICQ, Com VC) ou fóruns de discussão, que acabam substituindo amigos reais e o relacionamento com a família. Inclui o vício em namoros virtuais (os "cyberaffairs").

Compulsões virtuais - Vício em jogos virtuais, leilões on line e obsessão por transações comerciais on line.

Sobrecarga de informações - Compulsão por navegar, fazer pesquisas e buscar dados on line. É a obsessão por informação.

Vício em computadores - Obsessão por jogos, programação e funcionamento do computador.


Texto Anterior: Internet na veia
Próximo Texto: Garota descolou casamento na web
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.