São Paulo, segunda-feira, 13 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

sexo
Pega mal abrir o bico sobre intimidades no namoro

ROSELY SAYÃO
Colunista da Folha

"Tenho 16 anos. No começo deste ano fiquei com uma garota, e ela parecia muito experiente. Por causa de uma briga, fiquei com raiva e acabei contando tudo o que havia acontecido entre nós para meus colegas. Depois de um tempo, percebi que estava apaixonado por ela. Só que agora fico com um pé atrás. Será que ela me aceita de novo? O que posso fazer?"

resposta Você está com um pé atrás? Quem deve estar assim é a garota, isso sim. E com absoluta razão. Isso é coisa que se faça? Você fica com a garota, tem intimidade com ela e depois sai abrindo a boca a respeito de tudo o que vocês fizeram? Briga nenhuma justifica esse tipo de atitude.
Sabe o que isso significa? Que você não sabe ainda o que é privacidade. E quem não sabe precisa aprender. Isso é fundamental para quem quer curtir namoro e sexo. E olha que nem estou falando de sexo que pode engravidar, o genital, mas de carinhos, malhos.
Primeira coisa: você precisa superar tudo o que você já ouviu sobre o homem ter de contar para outros homens detalhes sobre sua vida sexual. Pensa que você fez o que fez só por raiva? Nada disso.
Você fez isso também para dar uma de bom para seus colegas. Enquanto você não conseguir segurar um segredo, não vai conseguir ser um cara confiável para as garotas nem vai ter vida íntima com você mesmo.
Pode ser que você não consiga mais nada com essa menina. Mas, se você aprendeu a lição, foi legal assim mesmo. Aliás, você tem tudo para aprender, pois fez o que fez e já sacou que não foi legal. Ponto para você. Muitos da sua idade fazem o mesmo e acham que estão certos.
Mas para saber se ela vai te aceitar de volta só mesmo correndo o risco de falar com ela. E, claro, o de levar o maior fora. Faz parte. É assim que se aprende a viver. Não há mais o que fazer, a não ser não repetir, jamais, o mesmo comportamento. Mas atenção: não é apenas o fato de você estar apaixonado por ela que deve fazer você estar arrependido de ter aberto o bico. A vida sexual não deve ser exposta em público, esteja você com raiva ou não.


Rosely Sayão, 48, é psicóloga. Se você tem dúvidas sobre sexo, escreva para o Folhateen ou para roselys@uol.com.br


Texto Anterior: Cartas: Enquanto se recupera do Carnaval, a galera fala sobre música e religião e ainda aproveita para fazer pedidos u
Próximo Texto: Sim/Não: Você vai comemorar os 500 anos do Descobrimento?
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.