São Paulo, segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Acabou a fantasia

NOVO FILME DE "AS CRÔNICAS DE NÁRNIA" REFLETE TRISTEZA DE CHEGAR AO FIM DA JUVENTUDE

Divulgação
'Vocês já estão grandinhos, chega de fantasia', diz o leão falante de Nárnia

DE SÃO PAULO

Se o escritor britânico C. S. Lewis tivesse escrito o célebre poema de Manuel Bandeira, os irmãos Pevensie não iriam embora para Pasárgada, mas para Nárnia.
Lá, eles não seriam amigos do rei -e sim os próprios reis.
O faz de conta é um alívio para os heróis de "As Crônicas de Nárnia - A Viagem do Peregrino da Alvorada", que estreou na sexta-feira passada. É o terceiro filme da série.
Basta um truque de mágica e, zaz, os jovens escapam da Segunda Guerra e partem para um mundo fantástico cujo destino depende deles.
Mas Nárnia é um reino de fantasia. Assim que envelhecerem, os protagonistas vão ter de voltar à realidade. Então, nada de aventuras para os adultos que vão se tornar.
O clima do filme é melancólico, apesar de, em tese, ser uma história de ação. O tema do fim da juventude entristece o público, entre lutas de espada e animais falantes.
A tristeza, aliás, não é novidade no cinema infantojuvenil. Está presente, por exemplo, no recente "Toy Story 3", em que os brinquedos são abandonados pelo dono quando ele cresce. E "Harry Potter", também, fica mais sombrio a cada filme.
"A mensagem é que temos de aprender a lidar com perdas", diz Elizabeth Brandão, professora de psicologia da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica). "É tristíssimo pensar que tudo muda."
"Cada mudança de etapa traz uma crise", completa Vera Belardi, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
(DIOGO BERCITO)


PARA CHORAR
Filmes infanto juvenis com alta dose de tristeza

"HARRY POTTER"
A cada filme que passa, a trama fica mais sombria

"O REI LEÃO"
Simba cresceu se sentindo culpado pela morte do pai

"TOY STORY 3"
O garoto não quer mais saber dos brinquedos


Texto Anterior: Sexo & Saúde - Jairo Bouer: Gênios modernos ainda têm posturas "animais"
Próximo Texto: "Cada livro que vira filme é um milagre'
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.