São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

livros

Conheça obra que inspirou a série literária

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quando uma carta com carimbo de Paris chegou à casa de Franz Xaver Kappus, em 1903, ele ainda não sabia que ela seria lida por muitos depois dele, tornando-se um clássico da literatura epistolar. O remetente? Rainer Maria Rilke, um dos mais importantes poetas da língua alemã do século XX.
A carta era uma resposta de Rilke a Kappus, que enviara-lhe alguns de seus versos pelo correio. A correspondência entre os dois prolongou-se até 1908. Três anos depois da morte de Rilke, em 1926, Kappus publicou as dez cartas que recebeu no período sob o título "Cartas a um Jovem Poeta".
Em suas missivas, Rilke fala da poesia como uma forma de habitar o mundo. Não traz receitas prontas de literatura; toca temas humanos como a solidão, o amor e a "coisa única e irrepetível que somos em cada curva de nossa vida". (LV)


Texto Anterior: Livros: Cartas para o futuro
Próximo Texto: + mais cartas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.