UOL


São Paulo, segunda-feira, 15 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTANTE

Quando o cinema ajuda a entender a história de um período ou de um personagem

LUÍS AUGUSTO FISCHER
COLUNISTA DA FOLHA

Tinha de aparecer alguém com essa boa idéia, e ainda bem que foi uma professora de história. Todo mundo sabe que faz sentido valer-se do cinema para conhecer a história. Todo mundo já passou pela experiência de mergulhar num filme e sair dele com uma idéia mais sólida de um período, de um personagem ou de uma região.
E tem mais: quantas vezes você já foi à videolocadora atrás de um filme qualquer? E quantas vezes já pensou em pegar um filme que fosse também instrutivo? Diga a verdade: muitas. E na maioria das vezes não havia um roteiro para descobrir o tal filme.
Como dizem as Organizações Tabajara, seus problemas acabaram. A tal professora de história, Nilse Wink Ostermann, escreveu um livro genial, "Filmes Contam História". Ela acompanhou 118 filmes, todos disponíveis no mercado, comentou cada um e os dispôs em grandes grupos, cada qual focado num período da história.
O resultado é um livrinho que se deve ter à mão, inclusive para levar na próxima visita à locadora. Leia sobre "El Cid", "A Rainha Margot", "Cromwell", "Platoon" ou "Os Anos JK" e acione os neurônios diante da TV.

"Filmes Contam História"
Autor: Nilse Wink Ostermann
Editora: Movimento
Contato: 0/xx/51/3225-0791
Quanto: R$ 8


Texto Anterior: Folhateen explica: Analfabetismo funcional atinge 38% dos brasileiros
Próximo Texto: Orelha
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.