São Paulo, segunda-feira, 15 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Som se abrigou no metal melódico

DA REPORTAGEM LOCAL

O movimento musical gótico surgiu na Inglaterra após a explosão do punk, no final dos anos 70. Os grupos adotaram o esquema do "faça você mesmo" do punk e injetaram em suas letras mais pessimismo e muitos teclados. Morte, amores platônicos, misticismo, sangue, depressão... Eram os temas que assombravam bandas como The Cure, Bauhaus, Joy Division e Siouxsie and the Banshees.
Em meados dos anos 80, os artistas deram o braço a torcer ao pop. O rock gótico ficou assimilado ao mercado e as pequenas tribos correram atrás de bandas mais alternativas e fiéis ao início do movimento. O metal percebeu que a temática gótica poderia se encaixar ao peso das guitarras e da bateria. Apareciam assim, no início dos anos 90, grupos de som industrial e de black metal, que pegaram dos anos 80 o visual sombrio e conquistaram uma boa parte dos fãs órfãos desse mundo triste. (LF)

Texto Anterior: Góticos versão light
Próximo Texto: Mistério à noite, mas com cuidado de dia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.