UOL


São Paulo, segunda-feira, 16 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO E SAÚDE

"Tenho 14 anos e acho meu pênis bem menor do que o normal. Ele tem 9 cm quando ereto. Estou na média? Sei que tamanho não importa, mas me sinto mal com isso."

"É normal sentir medo ao ver o tamanho de um pênis? Detesto os muito grandes, pois me machucam. Se for grande demais, perco o tesão. Isso é normal? Será que isso tem a ver com uma experiência ruim que tive?"


Tamanho de pênis não é garantia de mais prazer

As duas perguntas mostram, de alguma maneira, que o que é um bicho-de-sete-cabeças para alguns garotos pode ser a solução para algumas meninas. Muitas vezes a gente faz uma tempestade com um assunto que pode ter uma saída muito mais fácil do que aquela que imaginamos.
Muitos garotos ficam encanados com o tamanho do pênis. Isso acontece principalmente na adolescência, quando o corpo está mudando e tamanhos e medidas, muitas vezes, não estão totalmente definidos.
É a fase em que o garoto precisa se comparar com a turma para saber se está dentro de um padrão. E, quando ele está com alguma dúvida, a vida pode virar um tormento.
Em primeiro lugar, com 14 anos, seu pênis ainda pode crescer. Depois, o tamanho de 9 cm é o de um pênis quase na média, nada que impeça um garoto de ter uma vida sexual feliz.
Para terminar, muitas garotas preferem, de fato, garotos que tenham um pênis um pouco menor, como a autora da segunda dúvida.
Cada mulher tem sua preferência e seu gosto. Lógico que uma experiência ruim pode ter deixado a mulher com medo de se machucar.
E medo e ansiedade são dois grandes inimigos do prazer. Um pênis de tamanho maior pode incomodar mais algumas meninas do que um pênis menor.
Vale lembrar que algumas garotas ficam tensas e nervosas no começo da sua vida sexual. Essas emoções acabam fazendo com que a vagina não tenha dilatação nem lubrificação suficientes para uma relação sexual prazerosa. Quando isso acontece, um pênis de tamanho maior pode incomodar ainda mais.
Para terminar, os dois precisam de um pouco de calma. O garoto precisa esperar seu corpo se desenvolver e entender que o tamanho não vai ser nenhum empecilho para que ele tenha uma vida sexual saudável e prazerosa.
Para a garota, a experiência e a intimidade vão ajudar a lidar melhor com as emoções e com o prazer.
Quando a gente está com alguém de quem gosta, o tamanho é apenas mais um detalhe no meio de tantas coisas e sentimentos que envolvem um relacionamento. Certo?


Jairo Bouer, 37, é médico. Se você tem dúvidas sobre saúde, escreva para o Folhateen ou para jbouer@uol.com.br


Texto Anterior: Jogatina cresce nos EUA
Próximo Texto: + Saúde: Mesmo sob risco, há quem ainda não use camisinha
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.