UOL


São Paulo, segunda-feira, 16 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ SAÚDE

Mesmo sob risco, há quem ainda não use camisinha

DO COLUNISTA DA FOLHA

Dois terços das pessoas que têm comportamento sexual de risco não usam preservativos, de acordo com estudo publicado na revista "American Journal of Public Health".
Só 35,8% dos entrevistados que usavam drogas ou faziam sexo de risco (definido como ter mais de cinco parceiros no ano, homem fazer sexo com homem ou pagar e receber por sexo) disseram usar preservativos com regularidade. De acordo com os especialistas, é fundamental criar políticas de prevenção para essa população. Nas populações que não estão envolvidas em comportamento de risco, o uso de camisinha é ainda menor.
Num estudo paralelo, publicado na mesma revista, pesquisadores mostram que adolescentes negras que não usam camisinha regularmente têm duas vezes mais probabilidade de se contaminarem com DSTs do que as que usam camisinha sempre.
Na pesquisa, 30% das meninas que disseram que os parceiros não usavam camisinha com regularidade tiveram alguma DST (doença sexualmente transmissível). Entre as que disseram usar camisinha sempre, 17,8% tiveram uma DST (por uso equivocado da camisinha ou por não a estarem usando como dizem).
Mais munição para nosso recadinho: existe muita gente que sabe que está correndo risco e nem assim se protege. Vamos cuidar melhor da saúde da gente?



Texto Anterior: Sexo e saúde - Jairo Bouer: Tamanho de pênis não é garantia de mais prazer
Próximo Texto: Científicas: Homem à beira da extinção
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.