São Paulo, segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNETS

RONALDO LEMOS - ronaldolemos09@gmail.com

Google vai para o lado negro da força

NA SEMANA passada, o Google deu uma demonstração de que seu slogan "Don't be evil" (não seja mau) está ultrapassado.
Para quem gostava de fazer marketing se contrapondo a outras empresas supostamente "malignas" (como a Apple e a Microsoft), o Google deu uma boa pisada na bola.
O caso tem a ver com a briga com provedores de internet. A empresa defendia que todo o conteúdo da internet fosse tratado da mesma maneira. Os provedores, por sua vez, defendiam o direito de "reduzir" a velocidade de alguns sites que gerassem muitos acessos.
Um site como o YouTube, por exemplo, teria de pagar a mais para os vídeos continuarem a ser transmitidos rapidamente. Isso acabaria com um dos princípios da internet: a "neutralidade da rede", em que todos são tratados igualmente.
Depois de anos de batalha ao lado dos consumidores, o Google mudou. Fez um comunicado conjunto com a Verizon, seu antigo desafeto, segundo o qual concorda em pagar mais pelo uso da internet sem fio.
Isso é preocupante. Primeiro porque cria duas internets: uma velha e outra nova, sem neutralidade.
Segundo porque dá ao Google e a outras empresas estabelecidas uma vantagem enorme. Empresas menores vão ter dificuldade de pagar mais caro.
Com isso, seus serviços podem ficar mais lentos. Quem perde é o consumidor.
Além disso, dificulta a vida de novos empresários que querem desenvolver serviços como 3D pela web, vídeo ou mesmo jogos on-line. Essas atividades vão acabar concentradas na mão dos grandes, prejudicando a inovação, inclusive no Brasil.
Moral da história: o Google, que se posicionava do lado do interesse público, mudou de lado para aumentar o lucro. É assim que funciona o capitalismo.
O problema é que a boa vontade de governos e da sociedade com a empresa vai para o saco.
É bom contratar um novo departamento de marketing para mudar de slogan.



MONITOR

JÁ ERA
A Microsoft sendo chamada sozinha de "malvada" na internet

JÁ É
A Apple sendo chamada de "malvada" por suas práticas anticompetitivas

JÁ VEM
O Google se juntando à turma dos "malvados"


Texto Anterior: Fale com a gente
Próximo Texto: Na estrada - Mayra Dias Gomes: As reviravoltas do ex-guitarrista de Ozzy
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.