São Paulo, Segunda-feira, 16 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Igualdade de direitos é uma coisa, de encanações é outra!

ROSELY SAYÃO
especial para a Folha

"Acho os meus lábios internos, os chamados pequenos lábios da vagina, muito grandes! Isso é normal? Tenho muita vergonha de meu namorado e, por causa disso, acabo evitando contatos íntimos. Existe alguma cirurgia que reduza o tamanho deles? Isso pode afetar o meu prazer ou o dele? Os homens preferem os pequenos ou os grandes?"
resposta Em se tratando de tamanho, eles sempre preferem os grandes. Mas o que gostam que seja bem grande é o pênis. Se você perguntar se eles preferem os pequenos ou grandes lábios da vulva (da vulva, e não da vagina) maiores ou menores, é provável que a resposta da maioria nada tenha a ver com uma preferência real. Isso porque dificilmente eles vão se lembrar do tamanho, da forma e até da aparência, que é única, da vulva da namorada.
Mas já não basta os homens terem essa neura com o tamanho do pênis, agora as mulheres vão encanar com o tamanho das partes dos seus genitais? Igualdade de direitos é uma coisa, de encanações é outra!
Não existe um modelo de vulva com tamanho milimetrado considerado normal e que sirva de referência para toda mulher. Cada uma tem o corpo de um jeito, com características muito próprias. E o corpo é apenas o suporte do prazer sexual, não é o determinante. Assim como o tamanho ou o formato do pênis não deveria afetar o prazer sexual do par que pratica o sexo, o tamanho ou formato das partes da vulva também não deveria. O problema é que, se você encana, acaba criando dificuldades para que a prática sexual ocorra com naturalidade, que é o que está acontecendo com você.
Aliás, será que é esse mesmo o motivo para você evitar uma maior intimidade com seu namorado? Olha que pode ser apenas uma desculpa. Um bom preste-atenção em você mesma pode dar conta desse recado. Mas, se você realmente não conseguir sair dessa, pode, sim, contar com o recurso de uma cirurgia plástica.
A cirurgia que reduz o tamanho das bordas dos pequenos lábios chama-se ninfoplastia (sabia essas suas gracinhas chamam-se ninfas?), é uma operação simples e costuma ser realizada pelos ginecologistas em consultório ou hospital.


Rosely Sayão, 48, é psicóloga e autora de ""Sexo: Prazer em Conhecê-lo" (ed. Artes e Ofícios). Se você tem dúvidas sobre sexo, escreva para o Folhateen ou para roselys@uol.com.br


Texto Anterior: Cartas: Reflexões sobre MPB, pirataria de CDs e rodeio. Confira aqui e mande a sua opinião. Valem fax, e-mail ou cartinha!
Próximo Texto: Sim/não: Você acha que a internação é a melhor solução para os menores infratores?
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.