São Paulo, Segunda-feira, 16 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vêm aí os pioneiros do hardcore nova-iorquino

JEAN CANUTO
free-lance para a Folha

Nem bem São Paulo se recuperou da antológica apresentação, há três meses, da histórica banda punk inglesa The Varukers, e já recebe, nesta semana, a lendária banda nova-iorquina Agnostic Front.
Eles encarnam o mais velho e importante grupo da história do movimento hardcore desencadeado no início da década de 80, na cidade de Nova York.
Para ter uma idéia da importância do Agnostic Front, é só lembrar que seus dois primeiros trabalhos definiram de vez o que viria a ser chamado de hardcore e, consequentemente, ajudaram a difundir mundialmente esse estilo de música.
O EP "United Blood", de 1983, é peça rara em qualquer acervo. E o LP "Victim in Pain", do ano seguinte, praticamente revolucionou tudo, tornando-se um clássico atemporal.
Essa é a segunda apresentação da banda no Brasil. Eles tocaram aqui em 1997, depois de cinco anos afastados da cena hardcore. O fim da banda havia sido anunciado em 1992, em um show no mítico clube CBGB's, lugar onde tudo começou.
A apresentação foi registrada no CD "Last Warning" (1993), com renda revertida ao tratamento de portadores do vírus HIV e de outras doenças terminais.
Mas a boa aceitação por parte do público de diversos países, bem como a de outras bandas ligadas ao movimento hardcore, fez com que seus integrantes pensassem em ressuscitar a banda, voltando a preencher a lacuna deixada por sua ausência no cenário nova-iorquino.
Eles vêm ao Brasil promover a tour de seu último disco, "Something's Gotta Give" (1998), já à venda aqui e, curiosamente, lançado pela Epitaph, selo especializado em bandas melódicas, o que definitivamente não é o caso do Agnostic Front.
O show é também uma ótima oportunidade para conferir em primeira mão as músicas do próximo álbum, "Riot! Riot! Upstart", que acaba de ser gravado e tem previsão de lançamento para o final de setembro no mercado americano, também pelo selo Epitaph. Aqui, é claro, não há previsão de chegada.
Mas é possível conferir agora pelo menos três faixas inéditas desse próximo álbum. Elas estão disponíveis na Internet, no site oficial da banda, www. agnosticfront.com.
Nessa turnê sul-americana, o Agnostic deve vir com a mesma formação da última passagem pelo Brasil, em 97: Roger Miret nos vocais, Rob Kabula no baixo, Vinnie Stigma na guitarra e Jim Col-letti na bateria, a original da banda. Importante também dizer é que, desta vez, a banda tocará ao lado de uma lenda brasileira, o grupo Olho Seco, que praticamente possui o mesmo tempo de estrada do Agnostic Front. Confira.


Confira na seção "Programa", pág. 7-2, a agenda das apresentações do Agnostic Front em São Paulo


Texto Anterior: Free Way - Gustavo Ioschpe: De alienações, verdadeiras e presumidas
Próximo Texto: Demorou
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.