UOL


São Paulo, segunda-feira, 17 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO E SAÚDE

É preciso dar ao o corpo do adolescente tempo para se desenvolver

"Tenho 15 anos e me acho muito magra, "palito" mesmo. As meninas da minha classe têm mais peito e mais curvas. Como de tudo, inclusive doce. Acho que as pessoas não se sentem atraídas por mim. Dizem que os homens preferem mulheres mais "cheias". Queria ganhar alguns quilos e ter um corpo mais feminino. O que devo fazer?"

JAIRO BAUER

Calma! Não precisa sair correndo atrás de um corpo que você ainda não tem. Essa busca exagerada por uma mudança acaba provocando muita angústia e sofrimento, principalmente em quem ainda está em fase de desenvolvimento.
Em primeiro lugar, vale lembrar que nem todas as meninas se desenvolvem ao mesmo tempo.
Algumas, aos 15 anos, já têm com o corpo de mulher adulta. Outras, nessa mesma idade, ainda estão passando por transformações.
Tudo depende muito da idade em que se iniciaram as mudanças. Para algumas meninas, a puberdade (processo de transformação do corpo) começa muito cedo, aos 11 ou aos 12 anos. Para outras, as mudanças começam mais tarde.
Para quem começa depois, o corpo demora mais tempo mesmo para adquirir contornos mais femininos: crescimento das mamas, cintura mais fina, depósito de gordura nas nádegas e coxas etc.
Além disso, não podemos esquecer que algumas meninas têm mais dificuldade para ganhar peso. Elas podem comer de tudo, que mesmo assim vão ser magras. Por isso, por razões de natureza genética, elas também vão ter menos peito e menos curvas do que outras garotas, que engordam com facilidade.
Mas essas diferenças não trazem, em absoluto, desvantagens em relação às outras garotas. Existem garotos que preferem meninas mais magras, com menos peito, ou ainda com menos curvas. Nem todo mundo se sente atraído pelo mesmo padrão de beleza.
E mais, quando a gente gosta de alguém, não é só o físico que importa. Também conta conhecer a pessoa, perceber como ela mexe com os nossos sentimentos, como nos trata, se é nossa cúmplice, se tem intimidade conosco etc. Tudo isso é mais importante do que peitos grandes ou curvas perfeitas.
A gente precisa tomar um cuidado danado com esses padrões de beleza muito rígidos, que acabam causando mais sofrimento do que inspiração.
Talvez suas angústias estejam por aí. Dê mais um tempo para seu corpo se desenvolver, entenda as diferenças que existem entre as mulheres e desencane dessa história de que homem só gosta de mulher mais "cheia". Acredite mais em si mesma que você terá muito mais chance de chegar lá.



Texto Anterior: Panorâmica: Counter-Strike faz bem a você
Próximo Texto: Científicas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.