UOL


São Paulo, segunda-feira, 17 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MOSTRA

Espetáculos que reúnem circo, teatro, dança e música têm apresentações gratuitas

Estripulias no centro do picadeiro

DA REPORTAGEM LOCAL

Se, por um lado, os artistas de circo enfrentam uma crise com a baixa de público em seus espetáculos, por outro, as atividades corporais praticadas por eles estão atraindo a atenção de espectadores fora da lona.
Primeiro, em meados dos anos 90, por causa da popularização das raves, que integravam performances de malabaristas e de "engolidores" de fogo a suas tendas eletrônicas. Depois, mais recentemente, quando as atividades circenses passaram a fazer parte da lista de exercícios físicos intensos e divertidos: pular na cama elástica, afinar a coordenação com malabares, equilibrar-se em fios de arame, alongar a musculatura em contorcionismos e tonificar o corpo com longas pernas de pau.
Uma boa oportunidade para se inteirar do chamado "novo circo" -que mistura música, dança e teatro com técnicas circenses tradicionais- está na Mostra Central do Circo, que apresenta espetáculos gratuitos no próximo final de semana.
Central do Circo é uma associação de vários grupos de circo-teatro, como o Circo Mínimo, o La Mínima e o Linhas Aéreas, cuja sede, na Lapa (av. Imperatriz Leopoldina, 1.248, tel. 0/xx/11/3834-0991), além de ser o local das apresentações da mostra, promove cursos, treinamentos e oficinas regulares de circo com direito a todo o arsenal de equipamentos utilizados em suas mais variadas técnicas.
No sábado (22/3), às 21h, a companhia Abacirco apresenta o espetáculo "A Luz dos Olhos Meus", com fortes influências de teatro. No domingo (23/3), às 16h, é a vez do pessoal do Circodélico mostrar "De Mala e Cuia", uma homenagem aos saltimbancos que mistura malabarismo com acrobacias. Também no domingo, às 20h, a companhia La Mínima apresenta "Luna Parke", que recria o ambiente de um parque de atrações bizarras.
Quem ficar animado com as apresentações e quiser testar suas habilidades, poderá procurar, além da Central do Circo, outras escolas em São Paulo, como a Companhia Cênica Nau de Ícaros (tel. 0/xx/ 11/3814-1997), o Circo Escola Picadeiro (tel. 0/xx/ 11/3078-0944) e a Oz Academia Aérea de Circo (tel. 0/xx/11/3868-2701). No Rio, há a Escola Nacional de Circo (tel. 0/ xx/21/ 2273-2144).
Como a mania pegou mesmo nos últimos tempos, academias de ginástica como a Bio Ritmo (tel. 0/xx/ 11/3253-8899), a Fórmula Academia (tel. 0/xx/11/3094-3100) e o Projeto Acqua (tel. 0/xx/11/ 3849-0522) já oferecem aulas de circo entre uma malhação de aeróbica aqui e um suadouro de "spinning" ali. (FM)



Texto Anterior: Fique atento
Próximo Texto: Prefeitura de SP dá 6.000 bolsas para cursinhos pré-vestibulares
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.