UOL


São Paulo, segunda-feira, 17 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HIP HOP

Estética e estrelas do gênero entram no mundo dos jogos

Rap invade lojas de brinquedos

FREE-LANCE PARA A FOLHA, DE NOVA YORK

Ninguém mais tem dúvidas do poder do hip hop no mercado americano e de sua influência sobre o público jovem. Mas agora o gênero tomou conta também da indústria de brinquedos.
Novos lançamentos, como o Hip Hop: The Game, jogo de perguntas e respostas, e o DJ Skribble's Spinheads, que inclui mixers virtuais, reforçam a influência do estilo (e de sua estética) na cultura pop internacional.
O universo "gangsta" também serve de cenário para o videogame "Def Jam Vendetta", que tem participação dos rappers mais famosos da lendária gravadora, como DMX, Ludacris e Method Man.
Os fabricantes apostam que fã de hip hop sabe das coisas desde cedo. Assim, o Hip Hop: The Game é indicado para crianças a partir de dez anos. Espécie de Banco Imobiliário do gueto, o jogo tem dinheiro falso (os "Benjamins", na linguagem do gênero) e discos de ouro e platina como prêmios.
Os jogadores ("brothers") têm de encontrar respostas para questões como "Qual foi o primeiro grupo de rap a aparecer na capa da "Rolling Stone'?" (resposta: o Run DMC) ou "Ela já foi chamada de a primeira-dama do rap" (Lil" Kim).
Fabricado pela Underground Enterprises (que garante a "credibilidade nas ruas" do produto), custa US$ 18 em qualquer loja de brinquedos americana.
O DJ Skribble's Spinheads, que chega ao mercado nas próximas semanas, é uma tentativa de capitalizar a popularidade do DJ, conhecido do público da MTV americana. Sete jogadores podem escolher um bonequinho que representa um gênero musical (hip hop, ska, reggae, punk etc.). A cabeça de cada um deles é um joystick, que serve para controlar a mistura de beats e loops no "vinilizer".
Os speakers têm formato de carros, e os concorrentes devem responder a perguntas sobre nomes famosos do hip hop e do pop. Indicado para o público de 12 a 16 anos, tem preço mais salgado: o kit completo sai por US$ 120.
Para quem está na onda dos videogames, o "Def Jam Vendetta" é o canal. Inspirado nos melhores games de "wrestling" (luta), oferece a chance de cada jogador brigar contra vários oponentes -até chegar ao confronto final, com o bad boy D-Mob.
Para garantir o "pedigree", o jogo também vai ter uma trilha sonora que inclui "X Gonna Give It to Ya", de DMX, "In Cold Blood", de Scarface, e "Fight the Power", do Public Enemy. O game (desenvolvido pela Aki Corporation e lançado em versões para PlayStation 2 e Game Cube) chega ao mercado americano em 1º de abril com preço médio de US$ 50. (GUTO BARRA)


Texto Anterior: Atores contam que diante das câmeras Eminem também impõe respeito
Próximo Texto: Panorâmica: Maconha e álcool ao volante
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.