|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
HIP HOP
Estética e estrelas do gênero entram no mundo dos jogos
Rap invade lojas de brinquedos
FREE-LANCE PARA A FOLHA, DE NOVA YORK
Ninguém mais tem dúvidas do
poder do hip hop no mercado
americano e de sua influência sobre o público jovem. Mas agora o
gênero tomou conta também da
indústria de brinquedos.
Novos lançamentos, como o Hip
Hop: The Game, jogo de perguntas
e respostas, e o DJ Skribble's Spinheads, que inclui mixers virtuais,
reforçam a influência do estilo (e
de sua estética) na cultura pop internacional.
O universo "gangsta" também
serve de cenário para o videogame
"Def Jam Vendetta", que tem participação dos rappers mais famosos da lendária gravadora, como
DMX, Ludacris e Method Man.
Os fabricantes apostam que fã de
hip hop sabe das coisas desde cedo.
Assim, o Hip Hop: The Game é indicado para crianças a partir de dez
anos. Espécie de Banco Imobiliário
do gueto, o jogo tem dinheiro falso
(os "Benjamins", na linguagem do
gênero) e discos de ouro e platina
como prêmios.
Os jogadores ("brothers") têm de
encontrar respostas para questões
como "Qual foi o primeiro grupo
de rap a aparecer na capa da "Rolling Stone'?" (resposta: o Run
DMC) ou "Ela já foi chamada de a
primeira-dama do rap" (Lil" Kim).
Fabricado pela Underground
Enterprises (que garante a "credibilidade nas ruas" do produto),
custa US$ 18 em qualquer loja de
brinquedos americana.
O DJ Skribble's Spinheads, que
chega ao mercado nas próximas
semanas, é uma tentativa de capitalizar a popularidade do DJ, conhecido do público da MTV americana. Sete jogadores podem escolher um bonequinho que representa um gênero musical (hip hop,
ska, reggae, punk etc.). A cabeça de
cada um deles é um joystick, que
serve para controlar a mistura de
beats e loops no "vinilizer".
Os speakers têm formato de carros, e os concorrentes devem responder a perguntas sobre nomes
famosos do hip hop e do pop. Indicado para o público de 12 a 16 anos,
tem preço mais salgado: o kit completo sai por US$ 120.
Para quem está na onda dos videogames, o "Def Jam Vendetta" é
o canal. Inspirado nos melhores
games de "wrestling" (luta), oferece a chance de cada jogador brigar
contra vários oponentes -até chegar ao confronto final, com o bad
boy D-Mob.
Para garantir o "pedigree", o jogo
também vai ter uma trilha sonora
que inclui "X Gonna Give It to Ya",
de DMX, "In Cold Blood", de Scarface, e "Fight the Power", do Public
Enemy. O game (desenvolvido pela Aki Corporation e lançado em
versões para PlayStation 2 e Game
Cube) chega ao mercado americano em 1º de abril com preço médio
de US$ 50.
(GUTO BARRA)
Texto Anterior: Atores contam que diante das câmeras Eminem também impõe respeito Próximo Texto: Panorâmica: Maconha e álcool ao volante Índice
|